Celulite
Trata-se de uma condição que afeta a pele de pacientes de ambos os sexos, mas é mais comum nas mulheres, podendo afetar a auto-estima.
O que é Celulite?
Conhecida por médicos pelo termo lipodistrofia ginoide, a celulite é uma condição que afeta a pele dos pacientes, causando ondulações (ou “furinhos”), com a aparência semelhante à casca de laranja.
O problema é mais comum em mulheres, surgindo nas nádegas, coxas e quadris, mas também em outros lugares com menor frequência, como nos braços, mamas e até mesmo na nuca. Nos homens, a celulite é geralmente causada por fatores hormonais.
É importante destacar que a celulite não é uma condição grave. No entanto, ao causar um desconforto estético, é possível contar com ajuda profissional.
Em casos de Celulite na pele, qual médico devo buscar?
O dermatologista é o mais indicado para tratar condições desse gênero.
Quais são os graus de Celulite?
Existem três diferentes graus de celulite: leve, moderado ou grave. A classificação acontece de acordo com fatores como a profundidade e a quantidade das lesões, a presença de flacidez, além da elevação e aspecto das áreas atingidas.
A tabela clínica que avalia os graus de celulite é a chamada Cellulite Severity Scale, e foi desenvolvida por médicas brasileiras. Com a utilização dessa escala, os médicos obtêm uma avaliação completa, que ajuda a indicar qual tratamento deve ser adotado por aquele paciente.
Quais são as causas da Celulite?
As causas da celulite ainda não são totalmente conhecidas. Em mulheres, estima-se que as lesões estejam relacionadas à disposição da gordura hipodérmica na pele, além de fatores genéticos, questões circulatórias, alterações hormonais e estilo de vida.
Existem fatores de risco para a Celulite?
Existem fatores que podem piorar a celulite, fazendo com que o grau e a intensidade dela aumente.
Entre eles, podemos destacar:
- Alimentação inadequada;
- Níveis elevados de estresse;
- Sedentarismo;
- Gravidez;
- Uso de medicamentos anticoncepcionais;
- Tabagismo.
Quais são os sintomas de Celulite?
A pele com textura de casca de laranja pode ser observada apenas quando se aperta uma determinada área do corpo ou pode ser vista sem precisar manipular a pele.
Nos casos mais severos, a celulite também pode causar dor, sensibilidade e alteração da temperatura da área afetada, por conta da má circulação.
Como é o tratamento da Celulite?
Antes de tudo, é necessária a adoção de hábitos mais saudáveis, como a realização periódica de atividades físicas, consumo adequado de água e uma alimentação equilibrada. Diminuir o consumo de sódio, que pode levar à retenção de líquidos, assim como evitar alimentos gordurosos, também podem ajudar na melhora da circulação sanguínea, aliviando o problema.
Além disso, existem diversos tratamentos estéticos, que variam de acordo com o grau de celulite. Um médico poderá recomendar, por exemplo, desde a hidratação da pele até a realização de procedimentos estéticos, como a radiofrequência invasiva, uso de ácido polilático e subcisão. Mas é importante lembrar que todo o tipo de tratamento deve ser associado à mudança de hábitos.
Desconfie de profissionais ou produtos que garantem eliminar a celulite de maneira milagrosa, pois isso é inviável.
Quais soluções a Rede D'Or oferece?
Na Rede D’Or, você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a celulite com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados, conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!