Também chamada de cefaleia do tipo tensional ou de cefaléia de tensão, a cefaleia tensional é um tipo de dor de cabeça que faz com que o paciente sinta um incômodo de leve a moderado.
Também chamada de cefaleia do tipo tensional ou de cefaléia de tensão, a cefaleia tensional é um tipo de dor de cabeça que faz com que o paciente sinta um incômodo de leve a moderado.
Na cefaleia tensional, o paciente sente como se tivesse uma faixa apertada ao redor de sua cabeça e pescoço, causando o incômodo da dor de cabeça.
Ainda, alguns pacientes relatam forte pressão na cabeça, que pode se espalhar ou permanecer em uma parte apenas, como a testa, as têmporas ou a nuca, por exemplo.
A cefaleia tensional pode ser ocasional ou pode acontecer com o mesmo paciente várias vezes. Nos casos em que o paciente apresenta cefaleia tensional mais do que 15 vezes em um mês, é recomendado que ele busque ajuda de um médico neurologista, para investigar as causas a fundo e iniciar o tratamento correto.
As causas da cefaleia tensional estão relacionadas, geralmente, à tensão, ansiedade e estresse. Pacientes que sofrem de ansiedade ou que estão em fases difíceis e estressantes da vida podem relatar comumente a cefaleia tensional.
O nervosismo e a tensão emocional também podem desencadear a cefaleia tensional.
Ainda, a cefaleia tensional pode ser causada por problemas nos olhos (como miopia ou astigmatismo sem a devida correção), por distúrbios na ATM, a articulação temporomandibular, por dor no pescoço, por má postura, ou por dificuldades de sono, como insônia ou apneia do sono, por exemplo.
A desidratação e a exposição excessiva ao sol também podem fazer com que o paciente apresente a cefaleia tensional.
Na cefaleia tensional, o principal sintoma é a dor de cabeça acompanhada da sensação de pressão e aperto ao redor da cabeça ou em pontos distintos. Alguns pacientes relatam a cefaleia tensional como sendo a sensação de ter um capacete apertado ao redor da cabeça.
A diferença entre a cefaleia tensional e a enxaqueca é que a dor da enxaqueca é mais intermitente, enquanto a da cefaleia tensional não tem pausas e é algo contínuo.
Como outros sintomas da cefaleia tensional, podemos destacar:
Muitas vezes, a cefaleia tensional pode ser tratada com o auxílio de um analgésico ou de um relaxante muscular. Ficar alguns instantes quieto, em repouso e em ambientes sem luz pode ser bom para aliviar os sintomas da cefaleia tensional.
Alguns casos em que o paciente apresenta a cefaleia tensional com frequência podem ser tratados por meio de outros medicamentos, que buscam evitar ao máximo que essas dores retornem.
Por fim, para pacientes que apresentam a cefaleia tensional como consequência de episódios de ansiedade e estresse, é recomendada a adoção de novos hábitos, como a realização de exercícios físicos e a meditação para uma melhor qualidade de vida.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.
Ative agora a localização do seu dispositivo