A cefaleia em salvas é uma condição desagradável, com dores de cabeça intensas, que surgem em crises e em apenas um lado da cabeça.
As causas da cefaleia em salvas são desconhecidas. No entanto, o estresse e o cansaço estão relacionados com o aparecimento das crises, mas não existe comprovação científica desse fato. Acredita-se, também, que estejam relacionadas ao mal funcionamento do hipotálamo. Homens, entre 20 e 40 anos, são os mais afetados.
Os sintomas da cefaleia em salvas são bastante desconfortáveis. As crises de dor de cabeça intensa podem acontecer de 2 a 3 vezes por dia, por cerca de 15 a 20 dias. Entre os sinais e sintomas, incluem-se: dor intensa em apenas um lado da cabeça; olho vermelho e lacrimejando no mesmo lado; dor por trás e ao redor do olho; dificuldade para abrir o olho; inchaço na região; corrimento nasal; dor de cabeça que dura entre 15 minutos e 3 horas; incapacidade de realizar qualquer atividade por causa da dor.
A cefaleia em salvas não tem cura, mas o tratamento tem como objetivo aliviar a dor e fazer com que a crise dure menos tempo. O tratamento é feito com anti-inflamatórios e o uso de uma máscara de oxigênio a 100% nos momentos de crise. Como as crises costumam acontecer no período noturno, é recomendado que o paciente tenha um balão de oxigênio em casa, para usar no momento da ocorrência para diminuir as dores.
Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.