Cefaleia é o termo médico utilizado para designar aquilo que conhecemos como “dor de cabeça”.
Essa é uma condição bastante comum, capaz de atingir pacientes nas mais diferentes faixas etárias.
Cefaleia é o termo médico utilizado para designar aquilo que conhecemos como “dor de cabeça”.
Essa é uma condição bastante comum, capaz de atingir pacientes nas mais diferentes faixas etárias.
A cefaleia pode se apresentar somente como uma simples dor de cabeça, sem a presença de nenhum sinal adicional, ou também surgir com sintomas como náuseas, sensibilidade à luz e aos cheiros, caracterizando uma enxaqueca.
A cefaleia também pode surgir no conjunto de sintomas de outras doenças e condições médicas, servindo como um alerta de que algo não está funcionando direito no corpo e isso precisa ser verificado por um médico qualificado.
Ao todo, existem mais de 150 tipos de dor de cabeça, que são classificados de acordo com a origem da dor. Entre os principais tipos de cefaleia, podemos destacar:
Além da dor de cabeça, que é o sintoma clássico de cefaleia, quando uma pessoa passa por ela, também pode sentir:
O tratamento da cefaleia vai depender diretamente do tipo de cefaleia que a pessoa possui. Em muitos casos, como os da cefaleia de tensão, o paciente precisa remediar aquilo que está servindo como gatilho para a dor, para evitar ter dores de cabeça.
Existem medicamentos variados que podem auxiliar a diminuir a dor da cefaleia, que devem ser administrados de acordo com o tipo de cefaleia, além de tratamentos que aniquilam ela por completo.
É o caso, por exemplo, do bloqueio de alguns nervos, feito por botox. Nessa modalidade de tratamento, o sinal que avisa ao cérebro que aquela parte do corpo está com dor não consegue chegar até o órgão, permitindo que o paciente viva sua vida sem maiores problemas.
De qualquer forma, para encontrar a melhor forma de tratar a cefaleia é preciso consultar um médico neurologista.
Por ano, a Rede D’Or realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Sergipe, Maranhão e Bahia.
Ative agora a localização do seu dispositivo