A catapora é uma doença de caráter infeccioso causada pelo vírus Varicela-Zoster.
A catapora é uma doença de caráter infeccioso causada pelo vírus Varicela-Zoster.
Essa doença é mais comum em crianças – geralmente em sua forma benigna e autolimitada -, sendo facilmente transmitida de um indivíduo a outro. Se um adulto que não foi vacinado e nunca teve a doença entrar em contato com o Varicela-Zoster, ele poderá acabar desenvolvendo a catapora. Uma vez exposta à doença, a pessoa fica imune ao resto da vida, mas ficará suscetível à herpes-zoster, também chamada de cobreiro.
Mais rara, a catapora em adultos tem os mesmos sintomas incômodos que a catapora que atinge crianças e bebês, mas também pode evoluir para complicações respiratórias, que não costumam acontecer nos pacientes jovens.
Essa doença pode apresentar riscos para gestantes. A catapora na gravidez pode causar risco de malformação durante as primeiras semanas de gestação, além de outras complicações de maior seriedade.
A catapora é causada pelo vírus Varicela-Zoster. A transmissão acontece principalmente por objetos contaminados, ou seja, contato direto – inclusive com o líquido da bolha – ou de secreções respiratórias. Outra forma comum de transmissão é por meio de gotículas suspensas no ar, provenientes de espirros, tosse e saliva.
Após o contato, o período de incubação do vírus dura cerca de 15 dias. A recuperação completa ocorre de sete a dez dias após o aparecimento dos sintomas. Portanto, pessoas infectadas com a catapora devem evitar locais públicos por pelo menos duas semanas, enquanto durarem os sintomas.
Os sintomas de catapora podem incluir:
As manchas e bolhas podem surgir ao mesmo tempo e atingir todo o corpo. A presença dessas bolhas é bastante incômoda para o paciente, de modo geral. Caso as lesões sejam cutucadas, o paciente pode desenvolver inflamações na pele.
A catapora pode durar de dez dias a duas semanas.
Caso apresente sintomas de catapora, é necessário procurar um médico clínico geral ou pediatra (no caso de crianças), profissionais capacitados para diagnosticar a condição e indicar o tratamento mais adequado.
O diagnóstico de catapora é geralmente feito por meio de exame clínico, no qual o médico identifica as características bolhas vermelhas cheias de líquido no corpo do paciente. Em alguns casos, pode ser necessário realizar testes laboratoriais para confirmar a doença, como exame de sangue para detectar a presença de anticorpos, cultura viral ou exame para analisar o líquido das vesículas.
O tratamento da catapora é feito com medicamentos que aliviam os sintomas, como anti-histamínicos, que visam diminuir a coceira do paciente, já que não existe um remédio específico para a catapora. Compressas de água fria também podem ser indicadas ao paciente para aliviar a coceira.
Existe uma vacina para a catapora chamada tetraviral, que além de proteger contra sarampo, caxumba e rubéola, faz com que o paciente fique imunizado e não contraia as características incômodas do vírus Varicela-Zoster. A vacinação costuma ser realizada na infância, mas mesmo os pacientes adultos que nunca fizeram a imunização devem tomá-la.
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a catapora com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Ative agora a localização do seu dispositivo