Também chamada dermatite seborreica é caracterizada por prurido e acabam por descamar as regiões da pele com pêlos, como cabelo, barba, sobrancelhas, causando o acúmulo de escamas na pele.
A caspa é um dos sintomas de uma condição conhecida como dermatite seborreica. Ela é caracterizada pela descamação de cor branca ou amarelada que acomete principalmente o couro cabeludo. As lesões também podem aparecer em regiões como sobrancelhas, barba, cantos do nariz e orelhas, por exemplo.
Quais as causas da Caspa?
Apesar de o surgimento da caspa não ter uma causa totalmente conhecida, acredita-se que as lesões sejam provocadas por conta de uma grande atividade nas glândulas seborreicas. A genética, os fatores hormonais, o estresse e a proliferação do fungo Pityrosporum ovale também estão relacionados à condição.
Além disso, fatores externos podem motivar ou agravar o quadro. São exemplos: má higienização e acúmulo de produtos no couro cabeludo, uso frequente de chapéus e banhos com água excessivamente quente.
A caspa tem como principais sintomas:
Caspa tem cura?
Por ser uma doença crônica, a caspa não tem cura. Porém, existem tratamentos que podem aliviar os sintomas.
O tratamento para a caspa envolve o uso de medicamentos e xampus para controlar a coceira, evitar o surgimento de novas lesões e diminuir a oleosidade do couro cabeludo.
Medidas como evitar o consumo de alimentos muito gordurosos e tomar banhos muito quentes, além de enxaguar abundantemente os produtos utilizados para tratar os cabelos são recomendadas.
Casos em que a caspa é desencadeada por ação hormonal podem requerer a consulta com médicos de outras áreas para uma análise completa do problema.
Se tenho sintomas de Caspa, que médico devo procurar?
O médico dermatologista é o mais indicado para diagnóstico e tratamento da caspa e da dermatite seborreica.
Como é feito o diagnóstico da Caspa?
O diagnóstico da caspa é feito mediante exame clínico, no consultório do dermatologista.
Quais soluções a Rede D’Or oferece?
A Rede D’Or possui hospitais espalhados pelo Brasil. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como os oferecidos pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar. Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.
RODAPÉ
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Paraná, Paraíba, Alagoas, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, banco de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission Internacional (JCI), Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG), e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!