O carcinoma de células escamosas é o segundo tipo de câncer de pele mais comum. O surgimento se dá na camada mais superficial da pele, e geralmente aparece nas regiões do corpo mais expostas ao sol, como braços, pernas, rosto e pescoço.
Geralmente esse tipo de câncer aparece como uma mancha rugosa marrom ou avermelhada, podendo aumentar ou causar o aparecimento de uma ferida que não cicatriza. Além disso, a identificação da doença é difícil.
A exposição crônica à luz solar, uso de câmeras de bronzeamento e feridas na pele são algumas causas mais frequentes do carcinoma de células escamosas da pele.
Além disso, também pode ocorrer o desenvolvimento da doença por infecções crônicas e inflamações na pele ou em pessoas com HIV e doenças autoimunes.
Os principais sintomas que podem indicar a presença do carcinoma de células escamosas são:
As formas de tratamento do carcinoma de células escamosas dependem do local, tamanho e profundidade do tumor. Mas algumas dessas formas são:
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.