Carbúnculo - também conhecido como Anthrax - é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria.
Carbúnculo – também conhecido como Anthrax – é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria.
Em sua forma mais comum, o carbúnculo afeta a pele do paciente, causando a carbunculose. Mas, o carbúnculo também pode afetar outros pontos do corpo humano, como as vias respiratórias, o nariz e a faringe, os pulmões, o mediastino, uma estrutura anatômica localizada no tórax e que separa os dois lados do pulmão e, por fim, o estômago e intestinos..
Se não receber o adequado acompanhamento e tratamento médico, a bactéria causadora do carbúnculo pode se espalhar por outros pontos do corpo do paciente, resultando em uma infecção generalizada, a septicemia, podendo levar o paciente ao óbito.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, o Brasil ainda não registrou nenhum caso de carbúnculo e a doença é considerada rara, por afetar um percentual muito baixo de pessoas.
O carbúnculo é causado pela bactéria Bacillus anthracis, que tem forma de bastonete. Essa bactéria produz, naturalmente, uma série de toxinas que afetam de diferentes formas o organismo, resultando nos sintomas e nos quadros médicos relatados por pacientes com carbúnculo.
A bactéria Bacillus anthracis pode ser transmitida de diferentes formas ao manusear produtos de origem animal (como, por exemplo, lã e couro, além de ossos e pelos) que venham de bichos contaminados com a bactéria.
A ingestão de alimentos contaminados, assim como picadas de insetos e a inalação de ar com a presença da bactéria pode resultar no carbúnculo.
Essa bactéria também produz esporos que podem ser inalados, e desse modo, infectando os pacientes. Por conta disso, os esporos da bactéria Bacillus anthracis são considerados uma arma biológica.
Os sintomas de carbúnculo vão depender do local do corpo do paciente afetado pela presença da bactéria.
Se ela estiver presente na pele do paciente, sua manifestação começa com o surgimento de lesões que são bastante similares às de uma picada de mosquito ou inseto, que depois se desenvolvem como um carocinho. Em seguida, o paciente começa a apresentar bolhas nesse mesmo local.
Geralmente, as lesões surgem na cabeça e nas mãos do paciente e podem ser avermelhadas e quentes, além de coçar, mas costumam ser indolores. O paciente apresenta também aumento de gânglios.
Caso o paciente inale a bactéria, abrigando-a em suas vias respiratórias, pulmões e mediastino, seus sintomas começam bastante similares ao de um resfriado comum. Em seguida, há febre e aumento de gânglios, seguida de influência respiratória.
Se o paciente se alimentar de alimentos contaminados com a bactéria, ele pode apresentar, de início, vômitos e diarréia, sendo que ambos com a presença de sangue, além de febre e aumento dos linfonodos.
Outros sintomas podem se apresentar, sendo que a principal característica é sua evolução rápida e acelerada, que pode causar sintomas de bastante gravidade no paciente, como meningite, insuficiência respiratória e parada cardíaca.
O tratamento de carbúnculo precisa ser iniciado o mais rápido possível, sempre com a aplicação de antibióticos diversos, com o objetivo de matar a bactéria causadora da doença.
Se o tratamento não for iniciado rapidamente após a exposição à bactéria, as chances de cura do paciente diminuem drasticamente.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.