O cansaço extremo tem como principal característica a sensação de incapacidade física diante da realização de um esforço.
O cansaço extremo tem como principal característica a sensação de incapacidade física diante da realização de um esforço. Pode ser tanto uma doença em si, quanto um sintoma de outras enfermidades ou condições, como diabetes, reumatismo, estresse, depressão, apneia do sono, problemas no coração, anemia, entre tantas outras.
Uma das principais queixas realizadas aos especialistas, o cansaço pode ser atribuído à correria do dia a dia, à privação de sono, ao estresse e, até mesmo, a situações de desânimo que geram um impacto profundo nas atividades sociais e profissionais.
É preciso acender um sinal de alerta quando o cansaço físico e mental é um cansaço extremo e passa a ser constante. Há exemplos em que estão mais destacados o cansaço físico, o cansaço emocional e o desânimo.
Recomenda-se observar se há a presença contínua de sono, mesmo quando se dormiu bem: a pessoa tem a sensação de que não descansou, além de uma incapacidade de realização de atividades simples do dia a dia. Em alguns casos, até mesmo subir um lance de escadas e realizar caminhadas curtas pode ocasionar exaustão. Em outros, nem a piada mais divertida tem mais graça e qualquer tarefa pode levar à fadiga.
Entre os principais sintomas do cansaço, destacam-se:
Sim, desde que a sua causa seja descoberta o mais rápido possível. Dessa forma, para entender qual é o seu caso, é preciso procurar um especialista que vai investigar as causas do seu tipo de cansaço e entender as possíveis implicações musculares, fisiológicas, mentais e emocionais que podem estar envolvidas.
Além do tratamento prescrito pelo especialista médico, que vai avaliar as causas, é possível começar com mudanças nos seus hábitos desde o primeiro sintoma identificado, afinal, uma alimentação balanceada, que tenha a quantidade adequada de carboidratos, gorduras e proteínas é sempre uma boa opção para melhorar a disposição. Vale evitar açúcares refinados e preferir sempre os alimentos in natura aos industrializados. Cuide-se!
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por seis estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico do cansaço e de condições diversas.