Candidiase Vaginal
A candidíase vaginal é uma infecção fúngica desencadeada por um microrganismo denominado Candida.
O que é candidíase vaginal?
A candidíase vaginal é uma infecção fúngica desencadeada por um microrganismo denominado Candida. O que causa a doença é a manifestação desse fungo, já presente na pele e no intestino humano.
A condição tem mais probabilidade de acometer mulheres grávidas – devido às alterações hormonais -, diabéticas, com o sistema imunológico enfraquecido ou que estejam tomando antibióticos de amplo espectro. Esse tipo de medicamento pode eliminar as bactérias que defendem a vagina dos fungos. Mulheres no período pré-menstrual também estão mais suscetíveis à candidíase.
Além disso, é importante lembrar que a candidíase pode ser desencadeada por falta de higiene, limpeza do ânus de trás para frente e estresse excessivo.
Quais os sintomas da candidíase vaginal?
Os sintomas da doença incluem:
- Dor nas relações sexuais;
- Inchaço e irritação na vulva ou vagina;
- Coceira e/ou ardência intensa;
- Corrimento branco espesso com a formação de grumos, semelhante ao leite coalhado.
Em caso de candidíase vaginal, que médico devo procurar?
O especialista mais indicado para cuidar dos casos de candidíase é o médico ginecologista, especialista capaz de diagnosticar a condição e indicar o tratamento mais adequado.
Qual o tratamento para candidíase vaginal?
Normalmente, o tratamento deve incluir o uso de medicamentos de uso tópico, como pomadas, ou antifúngicos orais, a depender da gravidade da condição. No entanto, é importante buscar auxílio médico antes de utilizar qualquer tipo de medicação, pois a candidíase pode ser confundida com outras doenças ginecológicas.
Quais soluções a Rede D’Or oferece?
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a candidíase vaginal com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Compartilhe este artigo
Especialistas na Rede D'Or
Encontre médicos perto de você
Ative agora a localização do seu dispositivo