O Câncer de tireoide acontece quando ocorre o crescimento rápido das células na glândula que secreta os hormônios T3 e T4, o primeiro conhecido como tri-iodotironina e o segundo como tiroxina. Essa glândula está localizada no pescoço e a doença pode atingir tanto homens quanto mulheres em qualquer fase da vida.
A tireoide é uma glândula localizada na região do pescoço, responsável por produzir hormônios que regulam o nosso metabolismo. O câncer nessa glândula ocorre quando há o crescimento rápido das células nessa região e pode se manifestar apenas como um nódulo na região anterior do pescoço ou por meio do aumento dos gânglios linfáticos.
Apesar de poder ocorrer em qualquer fase da vida, de acordo com estudos, o câncer de tireoide atinge três vezes mais as mulheres do que os homens, em geral, na faixa entre os 20 e os 65 anos.
O câncer de tireoide pode ser dividido em quatro tipos, sendo eles:
As causas do câncer de tireoide ainda são pouco conhecidas e, em geral, são ligadas ao histórico familiar do paciente. Outro ponto de atenção é a irradiação, ou seja, se o paciente já foi submetido à radioterapia no pescoço, em algum momento da vida, mesmo em baixas doses. Por fim, estudos apontam que uma dieta pobre em iodo, elemento presente em ovos, legumes e pães, também pode acarretar nesse tipo de câncer. De qualquer modo, é preciso ficar atento aos fatores de risco e manter os exames sempre em dia.
Apesar de poder se manifestar, muitas vezes, de forma completamente assintomática, os sintomas de câncer de tireoide podem aparecer em forma de:
Em geral, o tratamento do câncer de tireoide é cirúrgico e realizado por meio de um procedimento conhecido como tireoidectomia total ou parcial, levando em conta o tipo e a gravidade da doença. Caso o tumor tenha se espalhado para outras regiões, uma complementação terapêutica deve ser feita.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados pelo Brasil. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento do câncer de tireoide e no diagnóstico de condições diversas.
Ative agora a localização do seu dispositivo