Câncer de testículo é o câncer em que há crescimento rápido e desordenado de células nos testículos, as gônadas masculinas, onde são produzidos os espermatozoides.
Câncer de testículo é o câncer em que há crescimento rápido e desordenado de células nos testículos, as gônadas masculinas, onde são produzidos os espermatozoides. É um tipo pouco comum e representa apenas 1% de todos os cânceres nos homens.
As causas do câncer de testículos não estão bem esclarecidas, mas existem algumas situações que contribuem para seu aparecimento. Dentre eles: fatores genéticos, excesso de gordura corporal e o avanço da idade. Há também os fatores ambientais que podem auxiliar no surgimento da doença, como fumo e exposição a produtos químicos.
Os sintomas do câncer de testículo podem demorar para se manifestar, mas em geral, aparecem em forma de:
Câncer de testículo tem cura. Felizmente, dependendo do estágio em que a doença for descoberta, os tratamentos são extremamente eficazes e modernos. No entanto, se for descoberto tardiamente, ele pode se espalhar para outros órgãos e até levar à morte do paciente. Por isso, a importância de um acompanhamento médico adequado para a realização de exames periodicamente.
A escolha do tratamento para câncer de testículo deve ser feita com um especialista. É comum a indicação de procedimentos cirúrgicos, inclusive robóticos, radioterapia e a prescrição de fármacos.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.