O câncer de pulmão de células não pequenas é um tipo de câncer que acomete pulmões ou vias aéreas. A maioria dos cânceres do pulmão são do tipo de células não pequenas.
O câncer de pulmão de células não pequenas é um tipo de câncer que acomete pulmões ou vias aéreas. A maioria dos cânceres do pulmão são do tipo de células não pequenas. A maioria das pessoas com câncer do pulmão de células não pequenas são diagnosticadas entre as idades de 50 e 70. Geralmente tal câncer se desenvolve lentamente e os sintomas são graduais.
Cerca de 80% a 85% dos cânceres de pulmão são do tipo câncer de pulmão de não pequenas células, enquanto 10% a 15% dos cânceres de pulmão são do tipo câncer de pulmão de pequenas células.
É dividido em três subtipos:
Os adenocarcinomas começam nas células que revestem os alvéolos e produzem substâncias como muco, além de ser encontrado nas áreas externas do pulmão. Esse tipo de câncer de pulmão ocorre principalmente em fumantes e ex-fumantes, mas também é o tipo mais comum em não fumantes. É mais frequente em mulheres do que em homens, e é mais propenso a ocorrer em pessoas mais jovens do que outros tipos de câncer de pulmão. Ele tende a crescer mais lentamente do que os outros tipos de câncer de pulmão, e tem mais chance de ser diagnosticado antes de se disseminar.
Já o carcinoma espinocelular começa nas células epidermoides, que se caracterizam por serem planas, revestindo o interior das vias aéreas. Ele está relacionado com o tabagismo e tende a ser encontrado na região central dos pulmões, próximo aos brônquios. É responsável por 40% dos casos de câncer de pulmão.
O carcinoma de grandes células pode aparecer em qualquer parte do pulmão e tende a crescer e se disseminar rapidamente, o que pode tornar o tratamento mais difícil.
Não existe uma única causa para o câncer de pulmão, mas as mais comuns são:
Os principais sintomas do câncer de pulmão de células não pequenas são:
O tratamento do câncer do pulmão de células não pequenas depende principalmente do estágio do câncer, mas geralmente é tratado por radioterapia, quimioterapia, cirurgia e combinação de terapias. Elas podem ser utilizadas de forma individual ou de forma combinada, dependendo do tipo de tumor e nível de evolução.
Há algumas medidas que podem ser adotadas para prevenção, como:
A Rede D’Or possui hospitais espalhados pelo Brasil. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.