O câncer de pele é um tipo de câncer que ocorre por conta do desenvolvimento anormal das células da pele, que multiplicam-se repetidamente até formarem um tumor maligno.
O câncer de pele é um tipo de câncer que ocorre por conta do desenvolvimento anormal das células da pele, que multiplicam-se repetidamente até formarem um tumor maligno.
Atualmente, o câncer de pele é um dos mais comuns no Brasil, representando 25% dos tumores malignos diagnosticados.
Apesar do diagnóstico, o câncer de pele é uma doença que tem cura, caso sua descoberta seja feita no início.
Os principais sintomas do câncer de pele são:
O médico especialista em questão irá realizar uma avaliação clínica, onde observará nódulos, placas eritematosas, pintas, manchas, úlceras e verrugas, dentre outros.
Caso as lesões verificadas possam ser indicativas de um câncer de pele, para a confirmação, o médico realizará uma biópsia do local, que pode ser incisional (em que é removida uma parte da lesão) e excisional (com a sua retirada completa). Em ambos os casos, a biópsia é realizada com anestésico local, de modo a evitar que o paciente sinta dor.
Cabe alertar que, caso o câncer se trate de um melanoma, que é um tipo mais agressivo do câncer de pele, alguns exames adicionais da amostra podem ser solicitados pelo médico. Além disso, também é de praxe que o médico solicite ao paciente exames de estadiamento para verificar a extensão da doença.
Apesar de existirem vários tipos de câncer de pele, eles podem ser classificados em três tipos principais:
A principal causa do câncer de pele é a exposição excessiva ao sol. Além dela, temos:
O câncer de pele tem cura. No entanto, é fundamental que o tratamento seja precoce. O mesmo vale para os tipos de câncer de baixa letalidade que, se não tratados precocemente, podem gerar lesões mutilantes e desfigurantes, com enorme capacidade de prejudicar a qualidade de vida.
Para o tratamento do câncer de pele, uma das indicações principais é a cirurgia para a retirada da lesão, podendo ser realizada em ambulatório ou consultório. O tratamento varia de acordo com tamanho, gravidade e estadiamento do tumor.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 12 estados e no Distrito Federal. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento do câncer de pele e no diagnóstico de condições diversas.