Câncer de Laringe
A laringe faz parte do sistema gastrointestinal e é uma das estruturas responsáveis por conectar a boca ao estômago e o restante do sistema digestivo. É na laringe, por exemplo, que estão localizadas as cordas vocais.
O que é câncer de laringe?
A laringe é um órgão constituído por músculos, cartilagens e membranas e está localizada na garganta, entre a traqueia e a língua. Ela faz parte do sistema gastrointestinal e é uma das estruturas responsáveis por conectar a boca ao estômago e ao restante do sistema digestivo. É na laringe, por exemplo, que se encontram as cordas vocais.
Quando surge um crescimento de células anormais, de forma desorganizada e muito acelerada, o paciente pode receber o diagnóstico de câncer de laringe. Nessa região do corpo humano, mais de 60% dos tumores se desenvolvem na glote – um dos três compartimentos da laringe- ao lado da subglote e supraglote -, mesmo podendo se desenvolver em qualquer lugar.
Por se tratar de uma região delicada e responsável por vários processos, o câncer de laringe afeta a respiração, a fala e a deglutição.
Esse câncer representa cerca de 25% dos tumores malignos que acometem essa área e 2% de todas as doenças malignas. Ele é um dos mais comuns de cabeça e pescoço e também é habitual em pacientes do sexo masculino acima dos 40 anos de idade.
Quais são as causas de câncer de laringe?
Não se sabe, exatamente, o que causa esse câncer, mas sabe-se que existem alguns fatores de risco que aumentam as chances de o paciente desenvolver essa doença.
Entre eles, podemos destacar:
- Tabagismo;
- Alcoolismo;
- Mau uso da voz;
- Estresse;
- Refluxo gastroesofágico;
- Obesidade;
- Poluição ambiental;
- Casos na família de câncer de laringe.
Quais são os sintomas de câncer de laringe?
Entre os sintomas, destacam-se:
- Dor de garganta contínua;
- Irritação na garganta;
- Incômodo persistente na garganta, que piora ao engolir;
- Rouquidão;
- Pigarro;
- Mudanças no tom de voz;
- Outras alterações na voz.
- Surgimento de nódulo no interior do pescoço, fazendo com que o paciente sinta um caroço dentro da garganta;
- Leve dificuldade de engolir;
- Dor ao engolir;
- Engasgos frequentes;
- Tosse;
- Perda de peso não intencional;
- Dificuldade para respirar;
- Dor de ouvido.
É importante destacar que os sintomas desse câncer variam de acordo com a localização do tumor na laringe.
Como é o tratamento de câncer de laringe?
O tratamento depende do estádio da doença, isto é, da fase de evolução do câncer e de seu formato.
Uma vez que o estádio é determinado, o câncer de laringe pode ser tratado por meio de procedimentos cirúrgicos, de quimioterapia, de radioterapia ou com imunoterapia. Em alguns casos, pode ser necessário retirar totalmente a laringe, ocasionando a perda da voz fisiológica e a traqueostomia definitiva. Porém, como a voz é importante para a qualidade de vida do paciente, primeiramente são utilizados os métodos mais comuns, deixando a laringectomia total somente para quando não houver outra solução.
Esses procedimentos médicos podem ser isolados ou combinados, dependendo do estado do paciente.
Quanto mais precoce é realizado o diagnóstico, maior é a possibilidade de evitar que ocorram deformações físicas e problemas psicossociais, já que a terapêutica dos cânceres da laringe pode afetar respiração, fala e deglutição.
Como prevenir o câncer de laringe?
Algumas medidas podem ser tomadas para prevenir a doença, tais como:
- Evitar bebidas alcóolicas;
- Evitar falar muito alto e sem pausas;
- Não aderir ao tabagismo, além de evitar o tabagismo passivo;
- Manter o peso corporal adequado.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados pelo Brasil. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos de inúmeras especialidades, disponíveis para auxiliar você no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.