Câncer de fígado
O câncer de fígado é o tipo de câncer que afeta as células e tecidos que formam o fígado, órgão do sistema digestivo que ajuda na digestão e na filtragem do sangue.
O que é câncer de fígado?
Também conhecido como câncer hepático, carcinoma hepatocelular ou hepatocarcinoma, o câncer de fígado é o tipo de câncer que afeta as células e tecidos que formam o fígado, órgão do sistema digestivo que ajuda na digestão e na filtragem do sangue.
O câncer de fígado consiste em um crescimento acelerado e anormal das células e tecidos do fígado. Por ser bastante agressivo e afetar a qualidade de vida do paciente, seus sintomas não devem ser ignorados.
Quais são as causas do câncer de fígado?
Não se sabe, exatamente, o que causa o câncer de fígado. No entanto, estudos indicam que alguns pacientes possuem uma chance maior de desenvolvê-lo. Entre eles, podemos destacar:
- Pacientes com diabetes;
- Pacientes que fazem o uso de anabolizantes;
- Pacientes que consomem álcool excessivamente;
- Pacientes com cirrose crônica;
- Pacientes com hepatite B ou hepatite C;
- Pacientes com gordura no fígado.
Quais são os sintomas do câncer de fígado?
Entre os principais sintomas, destacam-se:
- Aumento do tamanho do abdômen devido ao acúmulo de líquido;
- Presença de massa palpável no abdômen;
- Dor abdominal, mais localizada para o lado direito do abdômen;
- Pele e olhos mais amarelados que o normal;
- Cansaço excessivo;
- Fraqueza;
- Fezes que saem mais esbranquiçadas;
- Náuseas e vômitos;
- Palidez;
- Perda de peso sem causa aparente;
- Perda do apetite;
- Febre;
- Aumento de tamanho do baço;
- Coceira generalizada na pele.
Como é o tratamento do câncer de fígado?
O tratamento envolve a retirada da lesão que está acometendo o órgão ou, até mesmo, a sua remoção completa, que costumeiramente é seguida por um transplante de fígado.
Outros tratamentos que são comumente realizados contra o câncer, como a quimioterapia e a radioterapia, também podem ser feitos para tratar o câncer de fígado e auxiliar na recuperação do paciente.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados pelo Brasil. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos de inúmeras especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento do câncer de fígado e no diagnóstico de condições diversas.