As cãibras são contrações dolorosas dos músculos que acontecem de forma involuntária.
As cãibras são contrações dolorosas dos músculos que acontecem de forma involuntária. Essa contração resulta em uma sensação de fisgada, sendo que o membro chega a ficar arqueado de forma não natural, por conta do estiramento do músculo.
As cãibras podem ser bastante incômodas e geralmente afetam os membros inferiores do corpo, como na panturrilha e nos pés. No entanto, uma pessoa pode apresentar também cãibras no pescoço ou cãibras nas mãos, por exemplo.
As cãibras acontecem por causas variadas, que podem ser desde um desequilíbrio dos sais minerais presentes no corpo, como o potássio, ao resultado de um esforço físico acima da média, resultando no acúmulo de ácido lático no músculo e, logo, em uma cãibra.
Algumas das causas variadas de cãibras acontecem quando há:
As cãibras noturnas afetam uma pessoa durante o ciclo do sono, fazendo com que ela desperte sentindo fortes dores. Se a pessoa tem uma cãibra noturna e não acorda, pode acordar no dia seguinte sentindo o local da cãibra bastante dolorido, sem que ela consiga entender, exatamente, o que ocasiona essa dor.
As cãibras na gravidez são relativamente comuns e afetam mulheres mais nos últimos estágios da gestação, devido às alterações metabólicas que acontecem.
As chamadas cãibras na barriga afetam o organismo de uma forma diferente, fazendo com que a pessoa acabe tendo, por exemplo, diarreia.
Por aparecer de maneira ocasional, a cãibra não tem cura, porém, boa hidratação, exercícios de alongamento antes e depois de qualquer atividade física, e uma alimentação balanceada podem diminuir os riscos.
Ao experienciar uma cãibra, o melhor a se fazer é respirar fundo e tentar massagear o local até que a contração diminua, se alongando com leveza e delicadeza, para evitar danos maiores, já que anti-inflamatórios e analgésicos não ajudam neste caso. Caso a cãibra se torne recorrente, converse com seu médico a respeito.
Por ano, a Rede D’Or realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.