Os cabelos são formados por uma série de cutículas capilares que, para serem saudáveis e manterem uma boa aparência, precisam ficar fechadas.
Os cabelos são formados por uma série de cutículas capilares que, para serem saudáveis e manterem uma boa aparência, precisam ficar fechadas. Quando, por algum motivo, essas cutículas ficam abertas ou fechadas, o paciente pode sentir seu cabelo mais ressecado, ficando com uma alteração na textura, perdendo o brilho ou até mesmo aumentando o volume.
Muitas vezes, os cabelos ressecados são resultado da exposição a fatores externos (como piscinas com cloro e água do mar), da realização de tratamentos capilares (como a aplicação de tintura, por exemplo) e também da falta de hidratação no cabelo.
No entanto, alguns casos de cabelo ressecado podem servir como um indicador da saúde do paciente, atuando como um sinal de que há uma deficiência de nutrientes ou uma doença acometendo seu organismo, como alterações hormonais.
Os cabelos ressecados perdem o brilho e ficam com uma textura diferente, mais áspera, especialmente nas pontas. Nesses casos, ainda, é possível notar que os fios ficam mais frágeis e quebradiços e o paciente pode notar que seu cabelo cai em maior volume.
Os cabelos ressecados podem ser causados por fatores externos, como a exposição ao cloro e à água do mar e também a realização de procedimentos estéticos, como a coloração por meio de tinturas. No entanto, o paciente pode vir a desenvolver cabelos ressecados devido a doenças e condições médicas, como: deficiências nutricionais, anemia, hipotireoidismo, síndrome dos ovários policísticos e anorexia nervosa.
Geralmente, o tratamento de cabelos ressecados pode ser feito em casa, com o uso de produtos próprios para hidratação capilar. Um médico dermatologista também pode auxiliar, recomendando métodos de tratamento. No entanto, se a causa for alguma outra doença ou condição médica, é preciso tratar o organismo do paciente para que o sintoma dos cabelos ressecados deixe de afetar o paciente.
Procure um médico dermatologista para maiores informações e indicação do melhor tratamento.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados pelo Brasil. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento dos cabelos ressecados e no diagnóstico de condições diversas.