Bruxismo
Bruxismo é o nome da doença caracterizada pelo ranger ou apertar dos dentes.
O que é o bruxismo?
O bruxismo é o nome da doença caracterizada pelo ato inconsciente de apertar ou ranger os dentes de forma constante e excessiva, causando pressão sobre eles e tensão nos músculos responsáveis pela mastigação. Isso provoca o surgimento de sintomas como dor nas articulações da mandíbula ou dor de cabeça ao acordar, além de causar desgaste e amolecimento, trincas ou até fraturas dos dentes.
Esse problema pode surgir de forma voluntária ou semivoluntária, durante o sono ou quando o paciente passa por situações de estresse. Esses dois tipos são conhecidos como bruxismo em vigília e bruxismo noturno.
Quais são as causas do bruxismo?
Para identificá-las, é necessário primeiro identificar o tipo certo da doença. As causas do bruxismo em vigília estão relacionadas a fatores emocionais ou uso de medicamentos. Já o bruxismo noturno está diretamente ligado a distúrbios do sono, desencadeados pelo uso de medicamentos, distúrbios neurológicos ou alterações respiratórias, como a apneia.
Estudos também afirmam que o consumo excessivo de cafeína, álcool, fumo ou o uso frequente de drogas também pode aumentar a frequência do bruxismo, tanto durante o dia quanto durante a noite. Além disso, o refluxo também pode favorecer o bruxismo. Isso porque a diminuição do pH do esôfago aumenta a atividade do músculo da mastigação.
Quais são os sintomas do bruxismo?
O principal sintoma do bruxismo é ranger ou apertar os dentes. Ele pode desgastar ou amolecer os dentes, provocar dor de cabeça, dor e zumbido no ouvido, dor no pescoço, na mandíbula e nos músculos da face, além de alteração do sono e estalos ao abrir ou fechar a boca.
Como é realizado o tratamento do bruxismo?
O tratamento do bruxismo tem como objetivo aliviar a dor e evitar problemas nos dentes. E geralmente está atrelado ao uso de uma placa de proteção dentária acrílica durante à noite, que ajuda a reduzir a dor e a tensão muscular na região da mandíbula.
Além disso, para reduzir os episódios de bruxismo, também é recomendado aplicar água morna na região durante 15 minutos antes de dormir e praticar técnicas de relaxamento para ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade. Já nos casos de muito desconforto, o médico especialista pode prescrever a administração de relaxantes musculares ou benzodiazepinas por um período curto de tempo. Por sua vez, em casos mais severos, é indicada a aplicação de injeção local de toxina botulínica.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados pelo Brasil. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos de inúmeras especialidades, disponíveis para auxiliar você no tratamento do bruxismo e no diagnóstico de condições diversas.