Também chamada de febre do mediterrâneo, a brucelose é uma infecção causada pela ação de uma bactéria, a Brucella spp.
Também chamada de febre do mediterrâneo, a brucelose é uma infecção causada pela ação de uma bactéria, a Brucella spp. Geralmente, essa bactéria adentra o organismo do paciente por conta da ingestão de leite, queijo e manteiga não pasteurizados ou mesmo de carne mal passada, além de outros alimentos contaminados.
Muito comum em produtores rurais, a brucelose também pode ser adquirida por trabalhadores que vacinam o gado e que podem acabar se inoculando com a bactéria por acidente.
Se não for tratada de forma adequada, a brucelose pode levar o paciente a óbito ou mesmo continuar causando uma série de sintomas, por períodos prolongados da vida do paciente.
A brucelose começa com sintomas similares aos da gripe, mas pode levar a outras complicações, como a meningite, a inflamação do coração (endocardite) e a artrite, por exemplo.
Entre os principais sintomas de brucelose, podemos destacar:
O tratamento da brucelose é feito com medicamentos antibióticos com o objetivo de inibir a atividade da bactéria. No entanto, é preciso tomar cuidado com a condição, para que ela não traga complicações ou mesmo se torne uma condição crônica, que vai acompanhar o paciente durante toda a sua vida.
Para prevenir a brucelose, é recomendado evitar ingerir alimentos lácteos não-pasteurizados e o consumo de carne mal passada.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.