A brotoeja é uma dermatite, condição que afeta a pele fazendo com que surjam bolinhas avermelhadas (ou da mesma cor do paciente) na pele.
Conhecida pelos médicos como miliária, a brotoeja é uma dermatite, condição que afeta a pele fazendo com que surjam bolinhas avermelhadas (ou da mesma cor do paciente) na pele.
Geralmente, a brotoeja está relacionada à exposição ao calor. Isso porque essas lesões avermelhadas características da brotoeja aparecem na pele quando as glândulas sudoríparas são obstruídas e o suor do paciente não consegue sair.
Apesar de serem mais comuns em bebês e crianças, as brotoejas podem surgir também em pacientes adultos.
O principal sintoma da brotoeja são as erupções cutâneas. Parecem bolinhas d’água ou mesmo pequenas espinhas que podem ser avermelhadas ou da própria cor de pele do paciente.
Elas podem surgir no corpo todo, mas são mais comuns nas dobrinhas de pele, no pescoço e nas axilas. Geralmente, elas coçam.
Em alguns casos, elas podem inflamar, causando a eliminação de pus.
Como a causa da brotoeja é o calor, uma das melhores formas de evitar sua formação ou mesmo de tratar o paciente quando ela surge é evitar exposição excessiva ao calor, dando preferência a roupas frescas e ambientes arejados.
Assim, a brotoeja costuma desaparecer sozinha.
Outros casos podem requerer o uso de medicamentos, como a pasta d’água para aliviar a coceira e o desconforto.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados pelo Brasil. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.