A broncopneumonia é uma inflamação que atinge os pulmões, mais especificamente, as estruturas internas do pulmão, como os brônquios e os alvéolos.
A broncopneumonia é uma inflamação que atinge os pulmões, mais especificamente, as estruturas internas do pulmão, como os brônquios e os alvéolos.
Ela pode ser localizada em apenas alguns pontos de enfoque dos pulmões ou pode afetar todo o órgão, atingindo até mesmo a pleura, um tecido que reveste os pulmões e que permite que ele deslize com maior facilidade pela caixa torácica.
A broncopneumonia pode ser causada por conta de um vírus, um fungo ou mesmo uma bactéria que afete os pulmões, causando uma inflamação que aumenta até que a broncopneumonia se instale no órgão inteiro.
A condição também pode surgir em decorrência de outros problemas e condições pulmonares que não foram tratados corretamente. É o caso, por exemplo, de uma gripe ou mesmo de uma infecção por Covid-19, que se não for bem acompanhada, pode evoluir até que a infecção afete outras estruturas do pulmão, resultando na broncopneumonia.
Geralmente, a broncopneumonia é um ponto de atenção para pacientes internados em UTIs, uma vez que eles podem ter maiores chances de desenvolver as condições necessárias para que esse quadro médico aconteça, especialmente se fizerem o uso de aparelhos respiratórios.
Em muitos casos, a broncopneumonia começa com uma outra doença que afeta os pulmões, como a gripe, e depois evolui para o quadro em si de broncopneumonia. Por essa razão, os sintomas de broncopneumonia são muito parecidos com os de outras condições respiratórias.
Para que o diagnóstico de broncopneumonia seja confirmado, é preciso realizar exames complementares, como o raio-X de tórax ou até mesmo uma broncoscopia.
Entre os principais sintomas de broncopneumonia, podemos destacar:
O tratamento da broncopneumonia pode envolver o uso de medicamentos variados, que vão desde anti-inflamatórios para aliviar a inflamação ou mesmo antibióticos para tratar a condição, caso a condição seja causada por uma bactéria.
Também podem ser utilizados no tratamento de broncopneumonia outros medicamentos, que aliviem os sintomas que o paciente apresente. É o caso, por exemplo, da nebulização com soro fisiológico, que pode ajudar o paciente a se sentir melhor.
Quem é diagnosticado com a broncopneumonia precisa ficar em repouso e manter-se bem hidratado, para que a recuperação seja mais rápida, uma vez que a broncopneumonia tem cura.
Em alguns casos, em que há, de fato, um acometimento de boa parte do pulmão e de suas estruturas, pode ser recomendada a realização de fisioterapia respiratória.
Alguns pacientes com broncopneumonia podem requerer atenção médica mais dedicada, sendo internados em hospitais.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.
Ative agora a localização do seu dispositivo