O blefarospasmo é um movimento involuntário que acomete a pálpebra de um ou de ambos os olhos do paciente.
O blefarospasmo é um movimento involuntário que acomete a pálpebra de um ou de ambos os olhos do paciente. No blefarospasmo, o paciente fica com a sensação de que sua pálpebra está pulando ou se movimentando sem que ele deseje ou que ele consiga controlar esse movimento.
Não se sabe, exatamente, o que causa o blefarospasmo, mas sabe-se que ele pode ser desencadeado em pacientes que estão muito cansados ou estressados e também em pacientes que consomem cafeína de forma excessiva.
O principal sintoma de blefarospasmo é a sensação de movimento na pálpebra, sem que o paciente consiga parar ou controlar esse movimento. Geralmente, a porção afetada é a pálpebra superior.
No blefarospasmo, de modo geral, o paciente não consegue controlar o movimento de piscar e, em alguns casos, não consegue nem abrir os olhos. Além do movimento involuntário dos músculos ao redor dos olhos, e também, o paciente pode apresentar sensibilidade à luz, visão embaçada e olhos lacrimejantes.
Apesar de não causar dor, o blefarospasmo pode ser bastante incômodo, ainda mais se durar por longos períodos de tempo.
De modo geral, o blefarospasmo se apresenta em episódios isolados, aparecendo subitamente e sumindo sem que o paciente note e de forma espontânea. Por isso, nem sempre é necessário tratar o blefarospasmo.
Se for algo que realmente incomoda o paciente, o tratamento do blefarospasmo pode ser feito por meio da redução do consumo de cafeína e do controle do estresse.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.