Bicho Geográfico é o nome popular da Larva Migrans Cutânea, espécies que habita o intestino de cães e gatos contaminados.
Bicho Geográfico é o nome popular da Larva Migrans Cutânea, espécies que habita o intestino de cães e gatos contaminados. Quando as fezes desses animais atingem o solo, geralmente seco e arenoso, criam um ambiente propício à contaminação.
As causas do Bicho Geográfico estão relacionadas com o contato dos pés ou das mãos com solo contaminado pelo parasita. Quando contaminada, a pessoa começa a ver lesões na pele que se assemelham a um mapa, por isso o nome bicho geográfico.
A doença não pode ser passada de uma pessoa para outra, somente pelo contato direto da pele com o solo contaminado.
O primeiro sinal de que a pessoa está contaminada pelo bicho geográfico é um ponto vermelho na pele, no local onde a larva entrou. Também faz parte dos sintomas:
Felizmente, o Bicho Geográfico tem cura. O tratamento é feito com medicamentos em casos mais avançados. No entanto, alguns casos são tratados pelo próprio organismo do paciente infectado. É essencial buscar a ajuda de um profissional qualificado para indicar o melhor tratamento.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados pelo Brasil. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.