Berne
Também chamada de miíase ou mesmo de bicheira, a berne é uma manifestação parasitária que é causada por larvas de uma mosca varejeira.
O que é Berne?
Também chamada de miíase ou mesmo de bicheira, a berne é uma doença parasitária causada por larvas de moscas, normalmente da espécie Dermatobium hominis.
O inseto pode depositar seus ovos na pele íntegra ou lesionada do paciente, ou ainda em seus orifícios naturais, como ouvido, nariz, ânus e vagina. Após alguns dias, os ovos eclodem e as larvas penetram na pele. As áreas mais afetadas são braços, pernas e couro cabeludo.
As moscas transmissoras do problema costumam estar presentes em lugares quentes e úmidos.
Quais são os tipos de Berne?
A doença se classifica em dois tipos:
- Primária: as moscas depositam seus ovos na pele íntegra de humanos e animais, e se alimentam do tecido subcutâneo.
- Secundária: nesse caso, são depositados muitos ovos em feridas abertas. O alimento das larvas pode ser o tecido vivo ou necrosado do paciente.
Quais são os sintomas de Berne?
A berne costuma causar uma ferida semelhante a um furúnculo, com uma pequena abertura, por onde a larva consegue respirar.
Entre outros sintomas do berne, podemos destacar:
- Dor intensa;
- Sensação de pontadas ou de algo se mexendo sob a pele;
- Coceira;
- Inchaço e vermelhidão no local do ferimento.
Em casos de sintomas de Berne, qual médico devo procurar?
Um dermatologista ou infectologista pode identificar e tratar a condição da forma adequada.
Como é o tratamento de Berne?
Para tratar a berne, é preciso remover todas as larvas de mosca no corpo do paciente. Isso é feito em uma unidade de saúde, com o médico sufocando as larvas (fechando o ferimento por completo) e, em seguida, retirando-as, mortas. É necessário ter cuidado, pois, caso fiquem resquícios no ferimento, pode haver infecção.
Quais soluções a Rede D'Or oferece?
Na Rede D’Or, você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar o berne com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!