As glândulas de Bartholin são glândulas localizadas na vulva de pacientes do sexo feminino. Quando as glândulas de Bartholin passam por algum processo de obstrução de suas saídas, com a formação de cisto, a paciente é diagnosticada com a bartolinite.
As glândulas de Bartholin são glândulas localizadas na vulva de pacientes do sexo feminino, cuja função é excretar secreção vaginal, ajudando na lubrificação da vagina.
Quando as glândulas de Bartholin passam por algum processo de obstrução de suas saídas, com a formação de cisto, a paciente é diagnosticada com a bartolinite.
Dependendo do quadro da paciente, a bartolinite pode evoluir e se tornar um abscesso na vulva, com secreção de pus.
A obstrução das glândulas de Bartholin é causada por infecções provocadas pelo contato da vulva da paciente com bactérias, como a E. coli e a Chlamydia trachomatis.
A bartolinite pode ser bastante dolorosa, dificultando as relações sexuais e até mesmo tarefas simples, como permancer sentada. Além da dor intensa, outros sintomas de bartolinite incluem:
A própria presença do cisto, formado pela obstrução da glândulas de Bartholin, pode ser um indicador de bartolinite.
O diagnóstico da bartolinite é feito por meio de análise clínica.
O tratamento da bartolinite é feito por meio do uso de medicamentos, como antibióticos, por exemplo. Nos casos em que há formação de cistos, a bartolinite é tratada também por meio da drenagem desse cisto.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados pelo Brasil. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.