AVC Hemorrágico
O AVC hemorrágico é o comprometimento de alguma artéria cerebral quando há o rompimento de um dos seus vasos, ocorrendo hemorragia em algum ponto do sistema nervoso.
O que é AVC hemorrágico?
O AVC hemorrágico é o rompimento de um dos vasos cerebrais, causando hemorragia no tecido cerebral ou no espaço entre o cérebro e a meninge, membrana que reveste o órgão. A condição é uma das principais causas de incapacitação e óbito no mundo. Por isso, é importante que o atendimento a um paciente com suspeita de AVC seja realizado de forma imediata.
Quais são os sinais de alerta para um AVC hemorrágico?
Os principais sintomas de um AVC hemorrágico são:
- Dor de cabeça intensa;
- Perda de força ou falta de coordenação motora em um dos lados do corpo;
- Alterações visuais, como cegueira repentina;
- Problemas na fala;
- Confusão mental;
- Perda de equilíbrio;
- Sintomas motores ou sensitivos, como dormência no rosto, nas mãos e nas pernas.
Como é feito o diagnóstico do AVC hemorrágico?
Os exames de imagem, como a ressonância magnética e a tomografia computadorizada, podem mostrar o local da hemorragia e sua extensão, auxiliando no diagnóstico.
Qual é o tratamento do AVC hemorrágico?
O controle da hemorragia e da pressão arterial do paciente são os primeiros passos no tratamento do problema. Caso haja sequelas, o paciente deve passar pela reabilitação com fonoaudiólogos, fisioterapeutas, entre outros.
Quais são as causas do AVC hemorrágico?
São diversas as possíveis causas do AVC hemorrágico. Entre as principais estão:
- Aneurisma cerebral;
- Distúrbios na coagulação do sangue;
- Hipertensão sem tratamento;
- Uso de drogas;
- Problemas cardíacos.
Como prevenir um AVC hemorrágico?
Fatores etários e genéticos não podem ser modificados, mas o estilo de vida faz toda a diferença para evitar doenças como o AVC hemorrágico. Manter a pressão arterial e a glicose controladas, não usar drogas, álcool ou tabaco e se exercitar de forma regular são algumas dicas.
O AVC hemorrágico tem cura?
As células cerebrais não se regeneram. No entanto, existem recursos terapêuticos avançados que ajudam a restaurar algumas funções, movimentos e parte da fala. Quanto mais cedo forem aplicados, melhores serão os resultados.
Quais as possíveis consequências de um AVC hemorrágico?
Dificuldade para andar e se movimentar, problemas na deglutição e na fala, problemas na memória e diminuição da sensibilidade de algumas partes do corpo são as principais.
Quais soluções a Rede D'Or oferece?
Na Rede D’Or, você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar o AVC hemorrágico com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!