Quando os alvéolos pulmonares sofrem um colapso, se fechando e ficando sem ar em seu interior, o indivíduo apresenta um quadro médico conhecido como atelectasia.
O pulmão é um órgão do corpo humano formado por estruturas chamadas de alvéolos. É no interior dos alvéolos que o corpo recebe oxigênio e envia para fora o gás carbônico, que é o subproduto das atividades das células.
Os alvéolos são estruturas delicadas, que parecem um conjunto de várias bolinhas, grudadas umas nas outras. Lembram um cacho de uva e são muito vascularizados, ficando sempre abertos e cheios de ar em seu interior.
Quando os alvéolos sofrem um colapso, se fechando e ficando sem ar em seu interior, o indivíduo apresenta um quadro médico conhecido como atelectasia.
A atelectasia pode afetar todo o pulmão, apenas um dos lados de seu pulmão ou mesmo somente uma das seções do pulmão.
A atelectasia também é conhecida como colapso pulmonar.
Geralmente, a atelectasia pode ser causada pela anestesia geral, usada em procedimentos cirúrgicos. Isso acontece porque a anestesia geral costuma fazer com que o paciente deixe de respirar profundamente resultando no colapso pulmonar.
A atelectasia também pode resultar de outras causas, como a inalação de um objeto estranho (como uma moeda ou um comprimido, por exemplo), o derrame pleural (quando há a presença de líquidos no espaço entre as pleuras, as membranas que revestem o pulmão), sangramentos pulmonares e também tumores.
Pacientes acamados também podem desenvolver atelectasia por ficarem longos períodos de tempo na mesma posição.
Entre os sintomas de atelectasia, podemos destacar:
O tratamento da atelectasia vai depender do que causa a condição.
Em alguns casos, ele pode ter que realizar uma broncoscopia para remover o objeto que está causando o bloqueio em seus pulmões. Em outros casos, podem ser utilizados medicamentos que reduzam o muco para ajudá-lo a respirar.
Em pacientes com outras condições, como pacientes que fizeram procedimentos cirúrgicos, pode ser recomendada a realização de fisioterapia para tratar a atelectasia.
Nos casos mais graves, em que há de fato outros sintomas mais graves associados, é recomendado a entubação e o uso de ventilação mecânica.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados pelo Brasil. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.