A ataxia de Friedreich é uma doença genética rara e degenerativa, caracterizada pela falta de coordenação muscular e motora, que normalmente se inicia nos membros inferiores e acomete mais tarde os superiores.
A ataxia de Friedreich é uma doença genética rara e degenerativa, caracterizada pela falta de coordenação muscular e motora, que normalmente se inicia nos membros inferiores e acomete mais tarde os superiores.
Pacientes com a condição produzem menor quantidade da proteína frataxina, tornando o coração, o pâncreas e o sistema nervoso central mais suscetíveis à ação prejudicial dos radicais livres.
A ataxia de Friedreich tem esse nome em homenagem ao cientista Nicholaus Friedreich, que identificou a condição pela primeira vez em 1863.
Por desencadear dificuldades motoras nas pernas, a ataxia de Friedreich pode causar dificuldades para andar e manter a coluna ereta. Outros sintomas incluem ainda a lentidão nos reflexos, a perda de sensibilidade dos membros afetados, surdez e cegueira.
Pessoas com ataxia de Friedreich têm também maior propensão ao desenvolvimento de diabetes e problemas cardíacos.
Por se tratar de uma condição genética, a ataxia de Friedreich não tem cura. O paciente com a condição normalmente tem uma expectativa de vida abaixo do habitual.
Ainda não existe um tratamento comprovadamente eficaz para a doença, mas o auxílio de uma equipe multidisciplinar pode melhorar a qualidade de vida do paciente.
Um neurologista especializado pode realizar o diagnóstico. Porém, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e psicólogos também podem auxiliar o paciente afetado pela ataxia de Friedreich.
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a ataxia de Friedreich com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Ative agora a localização do seu dispositivo