Ataxia Cerebelar
A ataxia se caracteriza como uma dificuldade ou incapacidade de manter a coordenação motora, sintoma presente em diversos quadros neurológicos.
O que é Ataxia Cerebelar?
A ataxia se caracteriza como uma dificuldade ou incapacidade de manter a coordenação motora, sintoma presente em diversos quadros neurológicos. Quando do tipo cerebelar, a condição é causada por disfunções do cerebelo. Essa região do cérebro tem como funções o equilíbrio corporal e o controle de movimentos voluntários, além de manter o tônus muscular e a aprendizagem motora.
Quais os tipos de Ataxia Cerebelar?
Os principais tipos de ataxia cerebelar incluem:
- Ataxia cerebelar idiopática de início tardio: de causa desconhecida, costuma surgir após os 50 anos de idade.
- Ataxia cerebelar hereditária: refere-se a um grupo de doenças de origem genética, com evolução progressiva. Entre elas estão a ataxia espinocerebelar e a ataxia de FriedReich.
- Ataxia cerebelar adquirida: o paciente não nasce com o quadro e nem sempre possui histórico familiar da doença, mas a adquire ao longo da vida. Ela pode ser desencadeada por patologias autoimunes ou um Acidente Vascular Cerebral (AVC), por exemplo.
- Ataxia cerebelar aguda: considerada uma emergência neurológica, trata-se de uma síndrome que acomete o paciente em menos de 72 horas, mesmo que antes estivesse saudável. Entre as suas possíveis causas estão infecções, doenças metabólicas e lesões no cerebelo.
Quais as causas da Ataxia Cerebelar?
Há diversos fatores que podem desencadear a ataxia cerebelar, como:
- Mutações genéticas;
- Traumas;
- Acidente Vascular Cerebral (AVC);
- Deficiências de vitaminas;
- Doenças autoimunes, como esclerose múltipla;
- Tumores cerebrais;
- Infecções bacterianas associadas à meningoencefalite;
- Degeneração cerebelar alcoólica;
- Síndromes paraneoplásicas;
- Intoxicação por medicamentos.
Quais os sintomas da Ataxia Cerebelar?
O principal sintoma da ataxia cerebelar é a perda de coordenação e equilíbrio, mas os pacientes também podem manifestar:
- Falta de força muscular;
- Movimentos involuntários;
- Tremores;
- Comprometimento da fala;
- Tropeços e quedas frequentes;
- Tonturas;
- Dificuldade para realizar tarefas simples, como amarrar o cadarço e escrever.
A Ataxia Cerebelar tem cura?
Depende da causa. Em alguns quadros, há cura para a ataxia cerebral, mas nem sempre isso é possível, como em casos de mutações genéticas.
Qual é a expectativa de vida de uma pessoa com Ataxia Cerebelar?
A expectativa de sobrevida do paciente com ataxia cerebelar varia de acordo com o tipo, a causa e a gravidade da doença. Apenas um médico especialista pode esclarecer essa dúvida com precisão, ao avaliar cada caso individualmente.
Qual o tratamento para Ataxia Cerebelar?
O tratamento da ataxia cerebelar tem como foco a causa da patologia. Dessa forma, se a condição for provocada por uma deficiência de vitaminas, por exemplo, o médico costuma indicar a suplementação.
Em determinadas situações, pode ser necessário o uso de medicamentos e/ou dispositivos médicos, como bengala e andador. Recomenda-se também cuidados baseados na recuperação do paciente, como fisioterapia e terapia ocupacional.
Se tenho sintomas de Ataxia Cerebelar, que médico devo procurar?
Embora o tratamento da ataxia cerebelar muitas vezes seja multidisciplinar, o médico mais indicado para o seu diagnóstico é o neurologista. No entanto, o paciente ainda recebe acompanhamento e orientação dos mais diversos profissionais, como fisioterapeutas, fonoaudiólogos e psicólogos.
Como é feito o diagnóstico da Ataxia Cerebelar?
Para descartar ou confirmar a suspeita de ataxia cerebelar, o médico analisa o quadro de saúde e o histórico familiar do paciente. A avaliação física e os exames de imagem, como a tomografia computadorizada e a ressonância magnética, também atuam no diagnóstico. De forma complementar, podem ser solicitados exames laboratoriais.
Quais soluções a Rede D’Or oferece?
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a ataxia cerebelar com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Compartilhe este artigo
Especialistas na Rede D'Or
Encontre médicos perto de você
Ative agora a localização do seu dispositivo