Astigmatismo
O astigmatismo é uma doença ocular que causa erros de refração e sintomas, como dificuldade para focar a imagem, dor nos olhos ou visão borrada, embaçada ou defeituosa. Entenda o que é astigmatismo, sintomas, causas e tratamento.
O que é Astigmatismo?
O astigmatismo é uma doença ocular que causa erros de refração e sintomas, como dificuldade para focar a imagem, dor nos olhos ou visão borrada, embaçada ou defeituosa.
Essa condição é causada por uma alteração na curvatura da córnea ou do cristalino, fazendo com que a luz que passa pela córnea não seja convertida para um ponto focal da retina.
O tratamento do astigmatismo é feito pelo oftalmologista, que pode indicar o uso de óculos de grau, lentes de contato ou cirurgia.
Quais são os sintomas de astigmatismo?
Os principais sintomas do astigmatismo são:
- Dificuldade de enxergar de perto ou de longe;
- Visão embaçada, borrada ou defeituosa;
- Dificuldade de focar objetos ou de enxergar à noite;
- Sensibilidade à luz, conhecida como fotofobia;
- Dor de cabeça na testa;
- Visão distorcida ou dupla;
- Dor ou sensação de peso nos olhos;
- Sensação de vista cansada;
- Diminuição da visão.
Além disso, outros sintomas do astigmatismo são confundir letras e números parecidos, enxergar objetos mais alongados, ou ainda ter sonolência ou até náuseas. Veja outras causas de visão embaçada.
Como identificar o astigmatismo infantil?
No caso do astigmatismo infantil, a criança pode apresentar sintomas como aproximar muito os objetos do rosto para ver melhor ou colocar o rosto muito próximo a livros e revistas para ler.
Além disso, a criança também pode apertar os olhos para ver melhor de longe ou ter dificuldade de concentração na escola ou baixo rendimento escolar, por exemplo.
Qual médico consultar?
Caso se tenha sintomas de astigmatismo, deve-se consultar o oftalmologista para realizar exames, confirmar o diagnóstico e, assim, ser indicado o tratamento mais adequado.
Como é feito o diagnóstico do astigmatismo?
O diagnóstico do astigmatismo é feito pelo oftalmologista através da avaliação dos sintomas, histórico de saúde e exames oftalmológicos.
Assim, podem ser feitos exames como acuidade visual, retinoscopia, topografia computadorizada da córnea, além de ceratometria, paquimetria, exame de refração e teste de cilindro de Jackson, por exemplo.
Esses exames permitem ao médico avaliar a curvatura da córnea, o eixo e a potência do cilindro do olho e o grau do astigmatismo.
Como é a visão de quem tem astigmatismo?
A visão de quem tem astigmatismo não é nítida, apresentando-se borrada, embaçada ou distorcida, tanto para perto como para longe.
Além disso, em alguns casos a pessoa pode enxergar objetos duplicados.
Quais são as causas de astigmatismo?
As principais causas do astigmatismo são:
- Histórico familiar de astigmatismo;
- Traumas ou tumores nos olhos;
- Ceratocone;
- Cicatriz ou edema na córnea;
- Complicações de cirurgias oculares;
- Pterígio ou ceratite.
Essas condições provocam uma curvatura anormal da córnea ou do cristalino, resultando nos sintomas de astigmatismo. Veja também o que é e sintomas de ceratocone.
Qual a diferença entre miopia, astigmatismo e hipermetropia?
Tanto a miopia, o astigmatismo e a hipermetropia são erros de refração que causam dificuldade de focar objetos.
No astigmatismo, a pessoa tem dificuldade para enxergar tanto de perto quanto de longe, porque a visão acaba tendo múltiplos pontos de foco, ao invés de somente um.
Já na miopia, a dificuldade de visão é para longe, enquanto na hipermetropia a pessoa tem dificuldade para enxergar de perto. Veja todos os sintomas da hipermetropia.
Como é o tratamento do astigmatismo?
O tratamento do astigmatismo deve ser feito com orientação do oftalmologista para corrigir o defeito da córnea do olho e melhorar a visão.
Os principais tratamentos para astigmatismo são:
- Óculos de grau;
- Lentes de contato rígidas gás permeáveis ou híbridas;
- Cirurgia de colocação de lentes intraoculares do tipo tóricas;
- Cirurgia a laser do tipo LASIK ou PRK.
O uso de lentes de contato ou óculos de grau, deve ser indicado pelo oftalmologista de acordo com o grau do astigmatismo.
Além disso, a cirurgia a laser para astigmatismo, permite mudar o formato da córnea, podendo melhorar o astigmatismo de forma definitiva.
Astigmatismo tem cura?
O astigmatismo não tem cura espontânea, ou seja, não melhora sem tratamento médico adequado.
Quando tratado com cirurgia a laser, que permite corrigir a curvatura da córnea, o astigmatismo tem cura.
No entanto, quando tratada com uso de lentes corretivas, como óculos de grau ou lentes de contato, não ocorre a cura do astigmatismo, mas apenas a correção do erro de refração, melhorando os sintomas.
É possível ter astigmatismo e miopia juntos?
É possível ter astigmatismo e miopia juntos, pois são doenças oculares com causas diferentes.
Enquanto o astigmatismo é causado por uma alteração na curvatura da córnea ou cristalino, a miopia é causada pela alteração na forma do globo ocular. Entenda melhor o que é miopia.
Quais soluções a Rede D’Or oferece?
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar o astigmatismo com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, banco de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas.
Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG), e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Compartilhe este artigo
Especialistas na Rede D'Or
Encontre médicos perto de você
Ative agora a localização do seu dispositivo