A artrose acromioclavicular é uma condição degenerativa que afeta a articulação acromioclavicular, localizada no topo do ombro, onde a clavícula se encontra com a parte mais alta da escápula (osso acrômio).
A artrose acromioclavicular é uma condição degenerativa que afeta a articulação acromioclavicular, localizada no topo do ombro, onde a clavícula se encontra com a parte mais alta da escápula (osso acrômio). Esse quadro é comum entre pessoas que realizam movimentos repetitivos com os braços ou atletas, mas também pode surgir como parte do processo natural de envelhecimento.
A inflamação relacionada à artrose acromioclavicular pode ser desencadeada por uma série de fatores, como desgaste natural da articulação, lesões, traumas, atividades repetitivas e outras condições, como artrite reumatoide.
Os sintomas da artrose acromioclavicular podem variar de leves a severos e costumam se desenvolver gradualmente. Os mais comuns incluem:
Ainda não existe uma cura definitiva. Entretanto, os tratamentos disponíveis podem reduzir os desconfortos e melhorar a funcionalidade da articulação.
O tratamento da artrose acromioclavicular pode incluir medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos, injeção de corticoide e até cirurgias, a depender da gravidade do caso. Além disso, orientados por um fisioterapeuta, exercícios específicos são fundamentais para manter a mobilidade da articulação e fortalecer os músculos ao redor do ombro, reduzindo a carga sobre a região afetada.
Se você está experimentando sintomas de artrose acromioclavicular, é importante procurar um ortopedista especializado em ombro. Esse profissional pode realizar uma avaliação completa, confirmar o diagnóstico e desenvolver um plano de tratamento adequado.
O diagnóstico da artrose acromioclavicular geralmente se inicia com uma avaliação completa pelo médico, que irá analisar o histórico de saúde do paciente e os sintomas apresentados. O especialista ainda pode solicitar exames de imagem, como raio x e ressonância magnética.
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a artrose acromioclavicular com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!