A artrogripose é uma malformação das articulações de bebês que estão deformadas ou que não se desenvolveram corretamente.
A artrogripose é uma malformação das articulações de bebês que estão deformadas ou que não se desenvolveram corretamente. Há limitação de movimento e diminui a força muscular. A cápsula articular se torna fibrosa e espessada, assim como os tendões, já os músculos se tornam atrofiados. Tudo isso dificulta o movimento.
A principal causa da artrogripose é a falta de movimento do bebê dentro do útero. Essa falta de movimento danifica as articulações e atrofia os músculos, resultando na limitação dos movimentos. A falta de movimentação pode ser causada por algumas condições, como: anencefalia e redução das células nervosas da medula, perda de líquido amniótico, gestações de múltiplos, que faz com que haja menos espaço no útero, complicações da saúde da mãe e diferentes condições genéticas.
O sintoma da artrogripose é a falta de movimento das articulações. Na hora do nascimento, o médico já consegue identificar se o bebê possui artrogripose ou não, pois o infanto nasce com a articulação estendida ou flexionada, e não consegue mudar desta posição. A artrogripose apresenta características distintas, dependendo do local afetado. Se afetar os ombros, é possível perceber uma inclinação para dentro do corpo; se afetar os cotovelos, o braço do bebê estará completamente esticado; se afetar os punhos, eles ficam, normalmente, voltados para o dedo mindinho; se afetar os dedos das mãos, eles ficam dobrados; se afetar os joelhos, geralmente a perna ficará completamente estendida; e se afetar os tornozelos, o pé ficará voltado para dentro, mas há a chance de ficarem voltados para fora.
A artrogripose tem cura e o tratamento pode começar já nas primeiras semanas de vida. Essa condição não é progressiva, então o objetivo do tratamento é deixar a criança independente. Cada caso é diferente, portanto, o tipo de tratamento depende disso. Podem ser feitas cirurgias específicas, para liberar aos poucos os movimentos, tratamento através de troca gessada, com trocas de gesso periódicas, que com o tempo colocam a articulação no lugar e a fisioterapia para retomar os movimentos aos poucos.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.