A artrite séptica é uma condição médica grave que ocorre quando uma infecção bacteriana ou fúngica atinge uma ou mais articulações do corpo
A artrite séptica é uma condição médica grave que ocorre quando uma infecção bacteriana ou fúngica atinge uma ou mais articulações do corpo, tendo os germes viajando pelo sangue a partir de outra área do corpo e se instalando na articulação.
A principal causa da artrite séptica é uma infecção bacteriana ou fúngica direta na articulação. Geralmente, é resultado da disseminação de bactérias por meio da corrente sanguínea a partir de outra área do corpo. Lesões abertas perto de uma articulação também podem permitir que germes entrem diretamente nela, causando infecção.
A infecção também pode ocorrer por outros motivos, surgindo logo após um procedimento cirúrgico, devido a uma lesão próxima – ou distante – da articulação, ou por consequência de uma infecção em outro local do corpo, como a infecção urinária.
Pessoas com um sistema imunológico enfraquecido podem desenvolver a condição, incluindo usuários de drogas intravenosas e pacientes com câncer, diabetes ou HIV.
Existem dois tipos de artrite séptica: aguda e crônica.
A artrite séptica aguda tem seu início rapidamente, a ponto de destruir e danificar a cartilagem dentro de uma articulação em um período de horas ou dias. Pode afetar pessoas saudáveis, bem como pessoas com fatores de risco.
Já a artrite séptica crônica possui casos mais raros, porém tem um começo gradual ao longo de inúmeras semanas, atingindo pessoas com fatores de risco. Esse tipo pode afetar as articulações dos joelhos, ombros, pulsos, quadril, cotovelos e dedos.
Os sintomas de artrite séptica podem envolver:
Caso apresente sintomas de artrite séptica, é necessário procurar um médico ortopedista, profissional capaz de diagnosticar o problema e indicar o tratamento mais adequado.
Se não for tratada prontamente, pode levar à destruição da articulação e a complicações potencialmente fatais. Portanto, é essencial buscar atendimento médico imediatamente ao primeiro sinal de artrite séptica.
O diagnóstico de Artrite Séptica é feito com base nos sintomas e no histórico clínico da pessoa. Logo após, podem ser requisitados exames de imagem, como raios X, ressonância magnética e ultrassonografia.
Além disso, também pode ser solicitado um exame de sangue e punção da articulação, na qual é retirada uma amostra do líquido da articulação, que será analisada em laboratório para que haja confirmação do quadro e se possa obter a melhor orientação para o tratamento da doença.
O tratamento para artrite séptica costuma envolver o uso de antibióticos prescritos pelo médico para combater a infecção bacteriana. A escolha do medicamento depende do tipo de bactéria causadora. Em alguns casos, pode ser necessário drenar o líquido infectado da articulação afetada, que pode ser feito por meio de uma agulha ou por cirurgia. Além disso, fisioterapia pode ser recomendada após o tratamento para ajudar a recuperar a função da articulação.
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a artrite séptica com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Ative agora a localização do seu dispositivo