A Artrite psoriásica (ou psoriática) é a artrite crônica que aparece em algumas portadoras de psoríase.
A artrite psoriásica (ou psoriática) é a artrite crônica que afeta pessoas portadoras de psoríase, doença que se caracteriza pelo aparecimento de lesões avermelhadas e escamosas, que acometem principalmente joelhos, cotovelos e couro cabeludo.
No caso da artrite psoriásica, os sintomas são apresentados na pele (psoríase) e nas articulações (artrite).
A artrite psoriásica ocorre quando o sistema imunológico ataca as células e tecidos saudáveis do corpo, causando inflamação simultânea na pele e nas articulações. Ainda se desconhece a causa da doença, no entanto, assim como outras doenças reumáticas, seu surgimento é influenciado por fatores infecciosos, imunogenéticos e ambientais. Além disso, pode ser relacionado com estresse emocional, traumas e infecções por vírus ou bactérias.
Essa condição pode aparecer em qualquer pessoa de qualquer idade, mas é mais frequente entre os 30 e 50 anos.
Existem cinco formas clínicas distintas da doença, que pode acometer poucas articulações (as chamadas juntas) até muitas articulações. São elas:
Entre os principais sintomas da artrite psoriásica, estão:
Geralmente, os primeiros que aparecem são as dores e dificuldades de movimento nas articulações das mãos.
O diagnóstico da artrite psoriásica é feito basicamente a partir dos sintomas e do exame clínico realizado pelo médico especialista.
No entanto, não há um teste que confirme ou não a doença, sendo realizados alguns exames, como sangue, raios X e ressonância magnética, para ajudar no diagnóstico.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados pelo Brasil. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento da artrite psoriásica e no diagnóstico de condições diversas.