A arritmia sinusal respiratória é uma irregularidade no ritmo do coração, originada no nódulo sinusal, o marcapasso natural do coração, sendo influenciada por fatores como respiração, atividade física e emoções.
A arritmia sinusal respiratória é uma irregularidade no ritmo do coração, originada no nódulo sinusal, o marcapasso natural do coração, sendo influenciada por fatores como respiração, atividade física e emoções. Não é uma condição grave ou perigosa e muitas vezes ocorre naturalmente, especialmente durante o sono ou em atletas.
Esse tipo de alteração é muito comum em bebês, crianças e adolescentes, e não indica qualquer problema, sendo considerado até um sinal de boa saúde cardíaca. No entanto, quando surge em adultos, principalmente em idosos, pode estar relacionada com alguma doença.
A arritmia sinusal ocorre quando os impulsos elétricos que controlam o batimento cardíaco não funcionam corretamente. Ainda não se sabe exatamente o que a causa, mas alguns fatores como idade avançada, doenças cardíacas, hipertensão, diabetes, tabagismo e uso excessivo de álcool ou cafeína podem contribuir para o desenvolvimento dessa condição. Além disso, o estresse, a ansiedade e certos medicamentos também podem desencadear arritmia sinusal.
Embora a condição não costume manifestar sinais, os sintomas de arritmia sinusal podem incluir:
Caso apresente sintomas de arritmia sinusal, é necessário procurar um médico cardiologista, profissional capaz de diagnosticar o problema e indicar o tratamento mais adequado.
O diagnóstico de arritmia sinusal pode ser confirmado por meio de exames físicos ou clínicos, como o eletrocardiograma (ECG), o que permite avaliar a condução elétrica do coração, identificando todas as irregularidades do batimento cardíaco.
Por ser considerada uma condição comum e que pode desaparecer na idade adulta, a arritmia sinusal pode não precisar de tratamento em grande parte dos casos. Porém, o tratamento vai depender da causa subjacente e dos sintomas. Pode incluir mudanças no estilo de vida, medicamentos para controlar a frequência cardíaca ou o ritmo, e, em casos graves, procedimentos médicos como ablação por cateter.
A arritmia sinusal tem cura na grande maioria dos casos, por ser uma condição esporádica e benigna, necessitando apenas de um acompanhamento clínico para averiguar se vai continuar na mesma intensidade.
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a arritmia sinusal com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Ative agora a localização do seu dispositivo