A apraxia é uma disfunção cerebral que faz com que o paciente seja incapaz de realizar certos movimentos por vontade própria e não consiga seguir certas sequências de movimento, por exemplo.
A apraxia é uma disfunção cerebral que faz com que o paciente seja incapaz de realizar certos movimentos por vontade própria e não consiga seguir certas sequências de movimento, por exemplo.
A apraxia acontece devido a danos no cérebro do indivíduo, que podem acontecer depois de um trauma ou mesmo devido a condições como tumor cerebral, demência ou acidente vascular cerebral (AVC).
Existem diferentes tipos de apraxia, que são denominados de acordo com a área do corpo que é afetada.
Na apraxia da fala, por exemplo, o paciente sente dificuldade para movimentar a boca e a língua, perdendo sua capacidade falar. Já a apraxia membro-cinética faz com que o paciente não consiga mover seus membros, como braços e pernas, por vontade própria.
Na apraxia ideacional, o paciente simplesmente perde a capacidade de realizar certas tarefas na ordem certa, como colocar a meia antes de colocar o sapato.
O principal sintoma da apraxia é a dificuldade de fazer movimentos no momento certo e sob vontade própria.
A pessoa com essa condição pode perder a capacidade de falar, de mexer os membros quando quiser e perde também a coordenação motora.
Pessoas com apraxia tendem a preferir a comunicação não verbal, devido à dificuldade dos movimentos. Por isso, muitas vezes, o diagnóstico de apraxia confunde-se com o do autismo, mas são duas condições diferentes.
O tratamento da apraxia vai depender do tipo de condição que o paciente possui.
De modo geral, é possível dizer que o trabalho de acompanhamento de um paciente com apraxia envolva equipe multidisciplinar que ajudará no retorno à vida normal.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados pelo Brasil. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.