Apneia do Sono
Chamada também de apneia noturna ou somente apneia, a apneia do sono é um distúrbio que faz com que a respiração durante o sono seja excessivamente superficial ou ocorra parada completa da respiração por alguns segundos ou minutos.
O que é Apneia do Sono?
A apneia do sono é um distúrbio que faz com que a respiração durante a noite seja interrompida diversas vezes. O problema compromete a qualidade do sono, que leva ao despertar com a sensação de não ter descansado o suficiente. Além disso, a apneia pode provocar roncos e sufocamentos durante o período de descanso.
A condição é crônica e a longo prazo pode levar a outras questões de saúde, como ao aumento do risco de problemas cardiovasculares, hipertensão, arritmia cardíaca e insuficiência cardíaca, diabetes e problemas de memória e de concentração.
Quais as causas da Apneia do Sono?
A principal causa da apneia do sono é a obstrução das vias aéreas ao dormir, principalmente por conta de um relaxamento dos músculos da faringe.
Mas é possível ressaltar alguns fatores de risco que aumentam as chances do paciente desenvolver o problema, como:
- Obesidade;
- Tabagismo;
- Alcoolismo;
- Idade acima dos 50 anos;
- Congestão nasal;
- Língua grande;
- Pescoço estreito;
- O uso de medicamentos sedativos.
Quais são os tipos de Apneia do Sono?
De modo geral, existem três tipos de apneia do sono: a apneia obstrutiva do sono, a apneia central do sono e a apneia mista.
- Na apneia obstrutiva do sono, o paciente apresenta dificuldade de respirar devido a obstruções e bloqueios em suas vias aéreas.
- Na apneia central, as dificuldades de respiração características da apneia do sono são causadas por mudanças no cérebro do paciente, que afetam o sistema nervoso central, responsável por controlar a respiração. Assim, pacientes que tiveram AVCs ou tumores cerebrais, por exemplo, podem perder a capacidade de regular corretamente o ato de respirar durante a noite.
- Já a apneia mista combina os dois tipos de apneia do sono, com o paciente apresentando a condição tanto por obstruções em suas vias respiratórias, quanto por problemas em seu sistema nervoso central.
Quais são os sintomas de Apneia do Sono?
Na apneia do sono, muitas vezes, o paciente não percebe que deixa de respirar durante a noite. O que ele sente são indicadores como:
- Sonolência excessiva durante o dia;
- Sensação de não ter descansado o suficiente ao acordar;
- Acordar engasgado ou com a sensação de estar sufocando;
- Acordar ofegante;
- Dor de cabeça matinal;
- Dificuldades de concentração e de memória;
- Queda de rendimento nos estudos ou no trabalho;
- Irritabilidade;
- Depressão;
- Baixa libido.
Outros sintomas de apneia incluem:
- Roncar muito durante a noite;
- Acordar com boca seca;
- Acordar com dor de garganta;
- Acordar várias vezes durante a noite, mesmo sem perceber;
- Levantar muitas vezes para fazer xixi.
Como é feito o diagnóstico da Apneia do Sono?
O diagnóstico é feito pelo médico, a partir do exame clínico, do histórico do paciente e por meio de um exame chamado polissonografia, capaz de identificar alterações no padrão respiratório do paciente enquanto ele dorme.
Em caso de suspeitas de Apneia do Sono, que médico devo procurar?
O otorrinolaringologista e o médico do sono são especialistas aptos a cuidar destes casos.
Como é o tratamento de Apneia do Sono?
O tratamento da apneia do sono é acompanhado por um médico, que vai avaliar a qualidade do sono do paciente e pode indicar o uso de um CPAP. O CPAP é uma máquina ligada durante a noite que ajuda a manter o paciente respirando enquanto ele dorme, empurrando ar para a sua garganta.
Em alguns casos de apneia obstrutiva, procedimentos cirúrgicos também podem ser indicados para ajudar a manter as vias aéreas bem abertas, mesmo quando o paciente está dormindo.
Por fim, também podem ser indicadas mudanças no estilo de vida, para que o paciente perca peso, deixe de fumar ou de beber bebidas alcoólicas, melhorando a qualidade do seu sono.
Quais soluções a Rede D'Or oferece?
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a apneia do sono com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados, conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!