É um exame feito pelo médico especialista proctologista. Não causa dor, apenas um certo desconforto, e por isso pode ser realizado no consultório médico, sem necessidade de sedação.
É um exame feito pelo médico especialista proctologista. Não causa dor, apenas um certo desconforto, e por isso pode ser realizado no consultório médico, sem necessidade de sedação. Não há um preparo específico, mas é recomendado esvaziar a bexiga e evacuar antes do exame. O paciente deita-se de lado na maca, com o avental (próprio para o exame), o médico faz um toque retal para verificar se existe algo bloqueando o canal, em seguida o aparelho chamado anuscópio, é inserido no canal do reto, por meio de uma luz e uma câmera acoplada ao equipamento, o especialista consegue analisar as imagens, identificar a mucosa do ânus e, em alguns casos, pode coletar amostras do tecido para possível biópsia
Algumas das causas para realizar este exame são:
Os sintomas para realizar o exame são alterações na região anal:
A análise é realizada pelo médico especialista que, de acordo com o estudo do exame, indicará o melhor tratamento.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.