Um transtorno alimentar capaz de afetar pacientes de ambos os sexos, causado por um desejo excessivo, ilimitado e sem controle de emagrecer e se manter em um determinado padrão de beleza.
A anorexia, também chamada de anorexia nervosa, é um transtorno alimentar capaz de afetar pacientes de ambos os sexos, causado por um desejo excessivo, ilimitado e sem controle de emagrecer e se manter em um determinado padrão de beleza.
Quando um paciente possui anorexia, ele para de comer e geralmente não consegue ver que seu corpo, aos poucos, está definhando devido à falta de nutrição adequada. O indivíduo anoréxico pode até mesmo deixar de sentir fome por completo.
A causa da anorexia ainda é desconhecida. No entanto, acredita-se que o transtorno pode ser causado por fatores psicológicos, biológicos, hormonais e ambientais. A pressão social para manter-se magro também pode desempenhar um papel importante, assim como problemas de autoimagem e perfeccionismo, quando o paciente não consegue aceitar seu corpo da forma como ele é ou tem a impressão de que está acima do peso em níveis acima da realidade.
Em todos os contextos, esses fatores podem levar a um quadro de ansiedade, que faz a pessoa buscar maneiras bruscas de perder peso rapidamente.
Entre os principais sintomas de anorexia, podemos destacar:
Caso apresente sintomas de anorexia, é necessário procurar um psicólogo ou psiquiatra, profissionais capacitados para diagnosticar a condição e indicar o tratamento mais adequado. Além disso, um nutricionista poderá ser indicado para auxiliar na recuperação nutricional.
O diagnóstico de anorexia é feito por meio da avaliação psiquiátrica e de exames físicos da pessoa, ao avaliar sintomas característicos do transtorno.
Após a análise, alguns exames poderão ser solicitados, como densitometria óssea, eletrocardiograma, testes de urina e de funcionamento dos rins, tireoide e função hepática.
Além disso, exames para verificar os eletrólitos e um hemograma completo também podem ser realizados.
O tratamento da anorexia é feito por meio de medicamentos que ajudam, por exemplo, na diminuição da ansiedade, e do acompanhamento psicológico, essencial para que a doença não volte a afligir o paciente.
A reintrodução de alimentos na dieta do paciente deve ter o acompanhamento de um nutricionista e ser gradativa, para evitar danos a outras regiões do corpo. Quanto mais cedo a anorexia for detectada, melhores são as chances de recuperação do paciente, porque a falta de uma alimentação adequada pode acarretar problemas de saúde diversos.
Sim, a anorexia tem cura, mas o processo de tratamento é desafiador e requer uma abordagem multidisciplinar. Inclui terapia psicológica, aconselhamento nutricional e, em alguns casos, medicação. O apoio familiar e a intervenção precoce aumentam muito as chances de uma recuperação bem-sucedida. Porém, é essencial ter em mente que cada caso é único e o tempo de recuperação varia.
A anorexia e a bulimia são distúrbios alimentares, mas possuem diferenças significativas. A anorexia é caracterizada por autoimagem distorcida e medo obsessivo de ganhar peso, levando a uma restrição alimentar extrema. Já a bulimia envolve ciclos de compulsão alimentar seguidos de comportamentos purgativos, como vômitos ou uso excessivo de laxantes para evitar ganho de peso. Ambos são graves e requerem tratamento profissional.
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a anorexia com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!