A aorta é a principal veia do corpo humano. Ela sai do coração e passa por boa parte do torso do paciente, cruzando as áreas do tórax e do abdômen.
A aorta é a principal veia do corpo humano. Ela sai do coração e passa por boa parte do torso do paciente, cruzando as áreas do tórax e do abdômen.
Quando, por algum motivo, a porção da artéria aorta localizada na região do abdômen sofre uma dilatação, ficando maior do que o diâmetro do restante da veia, o paciente recebe o diagnóstico de aneurisma da aorta torácica.
Esse aneurisma pode causar um enfraquecimento nas paredes da artéria e, conforme o coração do paciente bate, a pressão do sangue causa um enfraquecimento que desencadeia uma ruptura da artéria aorta. Por isso, o aneurisma da aorta torácica pode trazer graves riscos à vida do paciente.
Existem muitas causas para o aneurisma da aorta torácica. Uma das principais é a arteriosclerose. Na arteriosclerose, as paredes das veias são cobertas por placas de gordura, causando enfraquecimento nas paredes das artérias, que podem desencadear o aneurisma da aorta torácica.
Infecções causadas por bactérias ou fungos também podem causar o aneurisma da aorta torácica, assim como doenças genéticas ou mesmo características hereditárias do paciente.
Na maioria dos casos, o aneurisma da aorta torácica não causa qualquer sintoma ao paciente, sendo que ele é descoberto somente quando o paciente faz algum exame de rotina que permite um estudo do coração, como a ecocardiograma, por exemplo.
Quando o paciente apresenta sintomas de aneurisma da aorta torácica, ele pode apresentar:
O tratamento do aneurisma da aorta torácica depende da gravidade do quadro do paciente e do tamanho da dilatação da aorta torácica.
Alguns casos não requerem tratamento e podem ser acompanhados apenas por meio de exames periódicos, que avaliam o progresso da doença.
Nos casos em que o aneurisma da aorta torácica está bastante grande, o paciente apresenta sintomas e seu tamanho aumenta progressivamente, é recomendado que ele faça um procedimento cirúrgico para corrigir os desvios da aorta torácica.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.
Ative agora a localização do seu dispositivo