Aneurisma da Aorta Abdominal
Aneurisma é uma dilatação de um vaso sanguíneo (artéria ou veia). O aneurisma da aorta abdominal é um aneurisma que ocorre na aorta em sua porção intra-abdominal (dentro do abdômen).
O que é aneurisma da aorta abdominal?
O aneurisma da aorta abdominal é um aneurisma que ocorre na aorta em sua porção intra-abdominal (dentro do abdômen). Esse é o tipo mais comum de aneurisma da aorta — a maior artéria do corpo humano que passa pelo coração, tórax e abdômen.
No aneurisma da aorta, a parede do vaso sanguíneo na zona dilatada pode tornar-se frágil com possível ruptura da artéria sem qualquer sinal ou aviso. Quando ocorre o rompimento, o sangue vai da aorta direto para o abdômen, provocando um grande sangramento. Caso não seja contido imediatamente, o paciente morre.
Quais são as causas do aneurisma da aorta abdominal?
As causas do aneurisma da aorta abdominal não estão bem definidas. Mas a maioria deste tipo é aterosclerótico ou degenerativo, ou seja, está relacionada com o fato de apresentarem fatores de risco semelhantes, como o tabagismo, a idade e a hipertensão.
Quais são os sintomas de aneurisma da aorta abdominal?
O aneurisma da aorta abdominal não apresenta qualquer tipo de sinal ou sintoma, sendo detectado por meio de exames de rotina. Quando os sintomas ocorrem, eles podem incluir:
- Dor abdominal: A dor pode ser localizada no abdômen ou nas costas. Pode ser constante ou intermitente e piorar com a atividade física ou ao comer;
- Sensação pulsátil no abdômen: Causada pelo batimento do coração;
- Náusea e vômito: Esses sintomas podem ocorrer se o aneurisma estiver crescendo rapidamente ou se houver ruptura;
- Perda de peso inexplicável: Em alguns casos, a perda de peso pode ocorrer devido à diminuição do apetite causada pela dor abdominal;
- Pernas inchadas: Se o aneurisma da aorta abdominal estiver pressionando as veias próximas, pode ocorrer inchaço nas pernas;
- Mudanças na frequência urinária: Se o aneurisma estiver pressionando a bexiga, pode haver a necessidade de urinar com mais frequência.
Qual o tratamento para o aneurisma da aorta abdominal?
Aneurisma da aorta abdominal tem cura e pode ser corrigido por meio de cirurgia ou técnica endovascular. No entanto, nem todos demandam uma correção cirúrgica.
Aneurismas pequenos (diâmetro entre 3 e 5,5 cm) não necessitam de correção e podem apenas ser monitorados. Os que apresentam diâmetro maior que 5,5 cm nos homens e 5,0 cm nas mulheres apresentam risco de rotura, portanto devem ser corrigidos.
A cirurgia baseia-se na substituição do aneurisma por um tubo sintético (prótese ou stent) suturado na aorta. Na técnica endovascular, é inserido um tubo, denominado endoprótese, através das artérias da perna.
Quais soluções a Rede D’Or oferece?
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar o aneurisma da aorta abdominal com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, banco de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG), e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!