Aneurisma
Aneurisma é o nome da doença que acomete pessoas que tiveram alterações em algum vaso sanguíneo, seja veia ou artéria, do corpo.
O que é Aneurisma?
O aneurisma é uma dilatação anormal em uma artéria, causada pelo enfraquecimento da parede arterial. Essa condição pode ocorrer em qualquer parte do corpo, mas é mais comum no cérebro e na aorta. O perigo do aneurisma está na possibilidade de ruptura, levando a hemorragias graves. Muitas vezes, são silenciosos, não apresentando sintomas até que se rompam.
As paredes das artérias e veias são formadas por um tecido fibroso, similar ao dos músculos. Por isso, elas são mais suscetíveis a sofrer alterações em sua integridade, que são chamadas de aneurisma.
Essa condição é mais comum em pacientes do sexo masculino.
Quais são as causas do Aneurisma?
O aneurisma é causado pelo enfraquecimento das paredes dos vasos sanguíneos. A condição pode ser provocada por fatores genéticos. Além disso, pessoas com hábitos pouco saudáveis, colesterol alto, arteriosclerose, idade avançada e que são tabagistas possuem maior chance de desenvolver um aneurisma.
Quem passou por algum trauma ou doença vascular também está propenso a desenvolver a condição. É o caso, por exemplo, de pacientes com hipertensão arterial não controlada.
Quais são os tipos de Aneurisma?
Entre os tipos mais comuns temos:
- Aneurisma cerebral (quando a dilatação das paredes das veias e artérias acontece no cérebro);
- Aneurisma da aorta abdominal (quando a dilatação acontece na porção abdominal da artéria aorta);
- Aneurisma de aorta torácica (quando a dilatação ocorre na porção torácica da artéria aorta).
Quais são os sintomas do Aneurisma?
Os aneurismas podem ser silenciosos e não causar nenhum sintoma, dependendo da região. O problema é quando ele é rompido, o que pode levar a hemorragias e a dores agudas, devido ao fluxo de sangue que passa pelos vasos sanguíneos.
Quando essa estrutura é rompida, os sintomas do aneurisma passam a se manifestar e ficam mais intensos, dependendo do tamanho e extensão da veia ou artéria corrompida.
Os sintomas também vão de acordo com o tipo de aneurisma que o paciente possui, podendo variar quando são cerebrais e da aorta, por exemplo.
Outros sintomas de aneurisma podem incluir:
- Náusea;
- Vômito;
- Fraqueza;
- Dor de cabeça;
- Pescoço rígido;
- Convulsões;
- Dificuldade para falar e/ou entender o que estão falando;
- Perda ou alteração da consciência (incluindo desorientação, confusão mental, sonolência);
- Náuseas e vômitos;
- Perda de força em metade do corpo;
- Perda de visão em um ou ambos os olhos;
- Tontura e vertigem;
- Sangramentos abundantes;
- Dor abdominal aguda.
Se tenho sintomas de Aneurisma, qual médico devo procurar?
Caso apresente sintomas de aneurisma, é necessário procurar um neurologista, profissional capacitado para diagnosticar a condição e indicar o tratamento mais adequado. No entanto, se houver sintomas como sangramentos abundantes, dor abdominal aguda e perda de consciência, é preciso procurar ajuda médica imediatamente.
Como é feito o diagnóstico de Aneurisma?
O diagnóstico de aneurisma é feito por meio de exames de imagem, como ressonância magnética ou tomografia computadorizada. Esses exames permitem ao médico visualizar os vasos sanguíneos e identificar qualquer anormalidade.
Em alguns casos, pode ser necessário um angiograma, procedimento no qual um corante é injetado nas artérias para melhor visualização. Esse processo é crucial para determinar o local, tamanho e forma do aneurisma.
Qual é o tratamento para Aneurisma?
O tratamento varia de acordo com o tipo e estágio da doença. Em estágio inicial, o aneurisma tem cura e o tratamento pode ser simples.
Quem vai determinar a melhor opção é o médico e o paciente, juntos, de acordo com o resultado de exames preliminares e físicos.
As formas mais comuns de tratamento do aneurisma podem envolver a realização de procedimentos cirúrgicos diversos. Entre essas intervenções, destacamos:
- Stent – a inserção de um pequeno tubo no interior da veia ou artéria, para reforçar e suportar a estrutura de suas paredes;
- Clipagem – envolve a colocação de um clipe cirúrgico para dar suporte estrutural à veia ou artéria acometida pelo aneurisma;
- Embolização – usa fios elaborados para fins médicos para amarrar e fornecer apoio às paredes das veias e artérias;
- Bypass vascular – faz um desvio no sistema circulatório do paciente, desviando o caminho para evitar a artéria que está fraca.
Outros tratamentos de aneurisma podem ser feitos com medicamentos, como os anticoagulantes.
Nos casos de aneurismas de menor gravidade, o acompanhamento médico atencioso e a observação constante do paciente em relação aos seus sintomas já são suficientes para controlar a doença.
Como prevenir um Aneurisma?
Existem diversas formas de prevenir um aneurisma, entre elas:
- Não fumar e não ingerir bebidas alcoólicas excessivamente;
- Manter o controle da pressão arterial;
- Praticar atividades físicas regularmente;
- Ter uma alimentação saudável e equilibrada;
- Manter bons índices de colesterol, glicose e triglicérides.
Quais soluções a Rede D’Or oferece?
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar um aneurisma com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!