Anemia ferropriva, também conhecida como anemia por deficiência de ferro, é um tipo de anemia, condição em que o sangue não recebe a quantidade suficiente de substâncias.
Também conhecida como anemia por deficiência de ferro, a anemia ferropriva é um tipo de anemia decorrente da privação ou deficiência de ferro dentro do organismo, levando a(sem crase) uma diminuição da produção, tamanho e teor de hemoglobina dos glóbulos vermelhos, hemácias.
Vale lembrar que o ferro é essencial para a produção dos glóbulos vermelhos e, quando seus níveis estão baixos no sangue, comprometem toda a cascata de produção das hemácias.
As causas estão relacionadas à falta de ferro no organismo. Em geral, essa deficiência provém da falta de alimentos ou por perda de sangue. E até por problemas na absorção do ferro pela mucosa intestinal, como o que ocorre em condições clínicas como cirurgias que retiram partes do estômago e/ou intestino, parasitoses (verminoses), trânsito intestinal acelerado e/ou doença celíaca.
Eles podem se manifestar em forma de dor de cabeça, fadiga, mal-estar, tontura, irritabilidade, queda de cabelo e/ou unhas fracas e quebradiças, falta de apetite, taquicardia (aceleração dos batimentos cardíacos), dificuldade de concentração com lapsos de memória e, até mesmo, diminuição do desejo sexual.
Por meio de um simples exame de sangue, como no caso do hemograma e da ferritina, já é possível confirmar se o paciente está anêmico, e se a carência do ferro é a causa.
O tratamento para a anemia ferropriva é indicado por um médico especialista e, geralmente, envolve a reposição de ferro no organismo, por meio de medicação específica, alimentação e suplementos.
A anemia causada por questões secundárias como má absorção intestinal, perdas sanguíneas crônicas e parasitoses intestinais deve ser tratada conforme cada caso.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados pelo Brasil. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos de inúmeras especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento da anemia ferropriva e no diagnóstico de condições diversas.