A ancilostomose é uma parasitose intestinal, popularmente conhecida como amarelão.
A ancilostomose é uma parasitose intestinal, popularmente conhecida como amarelão.
A ancilostomose pode ser causada por 2 tipos de parasitas: Ancylostoma duodenale ou Necator americanus. A contração da doença acontece pela penetração do parasita na pele, ao caminhar descalço em solo contaminado com larvas no estágio infectante. Países com clima quente e úmido e más condições de saneamento básico e higiene têm maiores índices de contaminação, já que os ovos deste parasita são eliminados na evacuação de um organismo contaminado.
Um dos primeiros sintomas da ancilostomose é a presença de uma pequena lesão vermelha, que coça bastante, no local em que o parasita entra na pele. No entanto, este parasita, ao entrar no organismo, segue pela corrente sanguínea e se espalha para outros órgãos. Quando isso acontece, outros sinais e sintomas podem aparecer, como: dor de barriga, diarreia, perda de peso e apetite, tosse, respiração com ruído, cansaço excessivo, fraqueza, fezes escuras e mais malcheirosas que o normal, febre, anemia e palidez.
Ancilostomose tem cura e o tratamento tem o objetivo de eliminar o parasita e aliviar os sintomas. O tratamento, geralmente, começa com a suplementação férrica para tratar a anemia. Quando os níveis de ferro no sangue aumentam, inicia-se o tratamento à base de antiparasitários. Assim que alguns dos sintomas aparecerem, consulte um médico, para que seja possível fazer o diagnóstico e evitar a progressão da doença e o surgimento de complicações.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.
Ative agora a localização do seu dispositivo