A anafilaxia é uma reação alérgica aguda, que acontece imediatamente após a exposição a um alérgeno ou após algumas horas da exposição.
A anafilaxia é uma reação alérgica aguda, que acontece imediatamente após a exposição a um alérgeno ou após algumas horas da exposição. A anafilaxia é, na maioria das vezes, grave e pode ser fatal. A anafilaxia acontece quando a pessoa desenvolve uma hipersensibilidade a algo que provoca reações alérgicas mais fortes do que as consideradas normais.
As causas da anafilaxia geralmente são por consequência de um alérgeno específico, mas pode ter uma causa sem tanta especificidade. A anafilaxia é uma reação alérgica mais forte, e tem causas mais comuns, como reações a medicações específicas, reações a alimentos (amendoim, por exemplo) e picadas de animais que possuem algum tipo de veneno.
A anafilaxia tem os mais variados sintomas. Normalmente, percebe-se o inchaço de algumas partes do rosto, dificuldade respiratória, aumento dos batimentos cardíacos, pele avermelhada e ‘mais quente’ por todo o corpo, náuseas, entre outros. No entanto, os sintomas variam de pessoa para pessoa, e não necessariamente alguém em estado de anafilaxia apresentará todos os sintomas.
A anafilaxia tem cura, mas como é um acontecimento de extrema emergência, que pode acontecer de uma hora para outra, deve-se lidar com rapidez e buscar ajuda médica imediatamente. O tratamento, geralmente, é realizado com anti-histamínicos, que inibem a ação da histamina, substância responsável por reações alérgicas; ou com injeções de epinefrina (adrenalina).
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.
Ative agora a localização do seu dispositivo