Alterações Hormonais
Alterações hormonais referem-se a desequilíbrios nos níveis de hormônios no corpo que podem estar em excesso, em falta ou fora de equilíbrio, o que afeta o funcionamento normal do organismo.
O que são alterações hormonais?
Alterações hormonais referem-se a desequilíbrios nos níveis de hormônios no corpo que podem estar em excesso, em falta ou fora de equilíbrio, o que afeta o funcionamento normal do organismo.
Quais são as causas das alterações hormonais?
As causas das alterações hormonais são variadas e podem incluir fatores como:
- Estresse crônico;
- Diabetes;
- Hipotireoidismo;
- Distúrbios da glândula tireoide;
- Desordem da glândula pituitária;
- Gravidez;
- Menopausa;
- Síndrome dos ovários policísticos;
- Dieta desequilibrada.
Quais são os sintomas das alterações hormonais?
Os sintomas das alterações hormonais podem ser diversos e dependem do desequilíbrio hormonal específico. Eles incluem:
- Mudanças de humor;
- Fadiga;
- Ganho ou perda de peso;
- Problemas de pele, como acne;
- Irregularidades menstruais;
- Queda de cabelo;
- Alterações no apetite;
- Entre outros.
Qual a relação das alterações hormonais com a gravidez?
Durante a gravidez, ocorrem mudanças hormonais significativas no corpo da mulher para facilitar o desenvolvimento do feto. Geralmente elas acontecem de forma natural. Após o parto, o corpo tende a retomar para a produção normal de hormônio.
A alteração hormonal pode aparecer durante a amamentação?
Sim, a amamentação pode desencadear alterações hormonais. A prolactina, um hormônio responsável pela produção de leite, aumenta durante a amamentação. Isso pode causar irregularidades.
Quais tratamentos eu devo realizar?
O tratamento das alterações hormonais depende da causa subjacente e dos sintomas apresentados. Pode envolver mudanças no estilo de vida, medicamentos, terapia hormonal ou cirurgia, em casos mais graves. O tratamento deve ser individualizado e determinado pelo profissional de saúde.
Que profissional eu devo buscar?
Para avaliar e tratar alterações hormonais, você deve procurar um médico, de preferência um endocrinologista, que é um especialista em hormônios e desequilíbrios hormonais.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG), e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!