Alopecia por Tração
A alopecia por tração é uma condição de perda de cabelo causada por estresse físico contínuo no couro cabeludo, o que pode danificar os folículos capilares, levando à queda de cabelo.
O que é Alopecia por Tração?
A alopecia por tração é uma condição de perda de cabelo causada por estresse físico contínuo no couro cabeludo, o que pode danificar os folículos capilares, levando à queda de cabelo. Ela pode afetar adultos e crianças, sendo muito comum em pessoas negras e ocorrendo principalmente em mulheres.
O que causa Alopecia por Tração?
alopecia por tração ocorre quando o cabelo é constantemente puxado ou esticado, geralmente devido a penteados apertados, como tranças, rabos de cavalo, extensões de cabelo e uso de produtos químicos, a exemplo do alisamento e da coloração.
Além disso, fatores como micose no couro cabeludo, estresse, uso de medicamentos, reação hormonal pós-parto, lúpus eritematoso sistêmico e doenças como hipotireoidismo, hipertireoidismo, sífilis secundária ou líquen plano podem causar a condição.
Quais são os sintomas de Alopecia por Tração?
Os sinais e sintomas de alopecia por tração podem incluir:
- Vermelhidão na margem do couro cabeludo, principalmente na testa, lateral da testa e atrás das orelhas;
- Aparecimento de protuberâncias na região;
- Descamação local;
- Aparecimento de fios mais curtos nas margens do couro cabeludo;
- Diminuição da quantidade de cabelos na região e falta de crescimento.
- Enfraquecimento do cabelo;
- Vários cabelos quebrados;
- Coceira no couro cabeludo;
- Manchas calvas;
- Inflamação ou vermelhidão do couro cabeludo (foliculite);
- Queda de cabelo, especialmente na área frontal ou da coroa.
Se tenho sintomas de Alopecia por Tração, qual médico devo procurar?
Caso apresente sintomas de alopecia por tração, é necessário procurar um médico dermatologista, profissional capaz de diagnosticar a condição e indicar o tratamento mais adequado.
Como é feito o diagnóstico de Alopecia por Tração?
O diagnóstico de alopecia por tração é feito por um dermatologista, que examina o padrão de perda de cabelo e o histórico médico do paciente. Logo após, pode realizar um teste de tração para verificar a facilidade com que os cabelos se soltam. Em alguns casos, uma biópsia do couro cabeludo pode ser necessária. O histórico de penteados apertados ou extensões de cabelo também contribui para o diagnóstico.
Qual é o tratamento para Alopecia por Tração?
O tratamento para alopecia por tração pode envolver o uso de medicamentos prescritos pelo médico dermatologista para que haja estimulação do crescimento dos fios. Nos casos em que há muitos sintomas de inflamação, o médico pode também indicar o uso de medicamentos corticosteroides na forma de pomada e antibióticos.
Há outras formas de tratamento, entre elas por meio de LED terapia, que visa estimular os folículos capilares para o crescimento de novos cabelos e terapia PRP (Plasma Rico em Plaquetas), uma vez que o plasma ativado é rico em fatores de crescimento que ajudam no crescimento de novos cabelos naturalmente, ativando os folículos capilares dormentes.
Caso o dano seja permanente e irreversível, um transplante capilar pode ser feito pelo dermatologista.
Alopecia por Tração tem cura?
A alopecia por tração geralmente tem cura. Entretanto, se não for tratada a tempo, pode levar à perda permanente de cabelo. Portanto, a detecção precoce e o tratamento adequado são essenciais para a recuperação.
Quais soluções a Rede D’Or oferece?
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a alopecia por tração com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Compartilhe este artigo
Especialistas na Rede D'Or
Encontre médicos perto de você
Ative agora a localização do seu dispositivo