A alopecia areata é uma condição caracterizada pela queda localizada de cabelo, na cabeça ou, mais raramente, em outras áreas do corpo.
A alopecia areata é uma condição caracterizada pela queda localizada de cabelo, na cabeça ou, mais raramente, em outras áreas do corpo.
Em pessoas com essa condição, o cabelo sempre cai em áreas bem delimitadas, resultando em círculos ou em áreas ovais onde não há fios de cabelo.
A alopecia areata pode afetar pacientes de ambos os sexos e é bastante comum na faixa etária dos 20 anos de idade.
A alopecia areata ocorre devido a um processo inflamatório na raiz do cabelo.
De modo geral, é provocada por fatores genéticos e está associada a doenças como lúpus, vitiligo, diabetes e alergias, como a rinite, por exemplo. Também ocorre em consequência do tratamento oncológico.
Alguns fatores emocionais, como estresse e processos de luto, podem desencadear a alopecia areata ou agravar a condição, fazendo com que o paciente perca ainda mais pêlos.
Os pacientes com alopecia areata podem apresentar coceira no couro cabeludo ou uma sensação forte de queimação antes da queda de cabelo efetivamente acontecer.
A inflamação é tratada com uso de medicamentos variados e pela estimulação do folículo capilar. O tratamento deve ser sempre conduzido por um médico dermatologista.
Em alguns casos, quando o cabelo volta a nascer, ele apresenta uma cor diferenciada, mais clara ou totalmente branca, retornando posteriormente ao seu tom normal.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados pelo Brasil. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.
Ative agora a localização do seu dispositivo