Alergia
A alergia é uma resposta exagerada e excessiva do sistema imunológico contra substâncias diversas que entram em contato com o organismo.
O que é Alergia?
A alergia é uma resposta exagerada e excessiva do sistema imunológico contra substâncias diversas que entram em contato com o organismo, seja pela via respiratória, seja pela via cutânea ou até mesmo por ingestão.
Na alergia, o corpo ataca a si mesmo, causando diversas consequências, que podem ser mais ou menos graves. Algumas pessoas também são mais sensíveis que outras, sendo assim, uma substância pode causar uma grande reação alérgica em uma pessoa, enquanto outras não sentem nada de diferente ou adverso e outras ainda sentem leves reações, como um olho que fica mais seco ou pequenas erupções que surgem na pele.
O que causa Alergia?
A alergia é causada por substâncias que entram em contato com o organismo, gerando uma resposta imunológica exagerada. Essas substâncias podem ser bastante variadas, o que inclui os ácaros, presentes na poeira, os fungos, certos tipos de medicamentos, pelos de animais domésticos, nozes de todas as variedades, picadas de insetos, certos tipos de plantas, alguns frutos do mar, o pólen das flores e alguns metais, como a prata.
Algumas pessoas podem ainda ter alergias peculiares, como ao suor, chamada também de alergia ao calor, porque acontece com mais frequência durante o verão, quando suamos com mais intensidade. Quem tem esse tipo de alergia fica, por exemplo, com bolhas avermelhadas no pescoço e nas regiões onde o suor é mais intenso, como as axilas, além de coceira intensa.
Quais são os tipos de Alergia?
Existem diversos tipos de alergia, como a respiratória, alimentar, medicamentosa, ocular, emocional, na pele e em bebês.
A alergia respiratória se caracteriza por uma resposta exagerada do sistema imunológico a substâncias como pó, pólen, pelos de animais, ácaros ou fungos, por exemplo, tendo o potencial de agravar doenças respiratórias. Apresenta sintomas parecidos com os de um resfriado.
A alergia alimentar se trata de uma reação inflamatória que surge após o contato com alguma substância presente em alimentos ou bebidas. Pode ser bastante grave, caso não seja diagnosticada e tratada a tempo. Alimentos como ovo, camarão, amendoim e até a proteína do leite podem causar esse tipo de alergia.
A alergia medicamentosa é uma reação adversa do sistema imunológico a um medicamento, não tendo relação com a quantidade utilizada, podendo ocorrer após a primeira vez ou por uso prolongado.
A alergia ocular pode ocorrer em um ou ambos os olhos e ser causada pelo uso de maquiagem fora do prazo de validade, contato com pelo de animais ou poeira, e exposição à fumaça ou a perfumes fortes.
A alergia emocional ocorre devido à reação física ou relacionada a alguma emoção intensa em resposta a situações de estresse ou conflito, como ansiedade ou medo, provocando sintomas alérgicos, o que inclui erupções cutâneas ou dificuldades respiratórias.
A alergia na pele é uma reação imunológica do corpo a um agente irritante. Apresenta-se como vermelhidão, coceira, inchaço ou bolhas após contato com alérgenos como poeira, pelo de animais, alimentos ou medicamentos. Além disso, pode ocorrer pelo contato da pele com a água, preservativos, látex, picada de insetos ou absorvente – este por causa do material usado ou de algumas substâncias utilizadas.
A alergia em bebês é uma reação do sistema imunológico a substâncias normalmente inofensivas, como alimentos, pólen ou pelo de animais. Ela ocorre quando o corpo do bebê identifica erroneamente essas substâncias como ameaças e libera químicos para combatê-las, causando sintomas como coceira, inchaço ou problemas respiratórios.
Quais são os sintomas de Alergia?
Os sintomas de alergia podem incluir:
- Erupções cutâneas;
- Bolhas;
- Vermelhidão;
- Coceira intensa na pele e inchaço;
- Sintomas respiratórios (coriza, espirros, tosse, chiado no peito, dificuldade para respirar);
- Diarreia;
- Náusea;
- Vômitos;
- Olho mais seco ou que lacrimeja mais que o normal;
- Fraqueza;
- Indisposição;
- Queda da pressão arterial;
- Tonturas;
- Desmaios.
Se tenho sintomas de Alergia, qual médico devo procurar?
Caso apresente sintomas de alergia, é necessário procurar um médico clínico geral ou alergista, profissionais capacitados para diagnosticar a condição e indicar o tratamento mais adequado. No entanto, em alguns casos, a alergia pode representar uma emergência médica, sendo necessário buscar um pronto-socorro imediatamente.
Como é feito o diagnóstico de Alergia?
O diagnóstico de alergia é realizado por um médico especialista, por meio de um exame clínico detalhado, seguido por testes de alergia, que podem incluir testes cutâneos, exames de sangue e, ocasionalmente, testes de exposição alergênica. Esses métodos ajudam a identificar os alérgenos específicos que desencadeiam a reação alérgica do paciente.
Como é o tratamento da Alergia?
O alergologista faz o processo de identificar a que tipo de substância a pessoa é alérgica, por meio de uma série de testes e de exames. Isso permite que o indivíduo com alergia evite ao máximo o contato com esses materiais no futuro.
Uma pessoa que está em uma crise alérgica e que entrou em contato com o material que a deixa assim também pode contar com o alergologista com o objetivo de conseguir medicamentos que aliviam as reações alérgicas.
Por fim, os casos mais extremos de alergia também podem ser tratados com o auxílio da imunoterapia, que engloba o uso de vacinas para tratar pessoas que tenham alergias graves, com potencial de causar problemas de saúde como asma, rinite e anafilaxia.
Quais soluções a Rede D’Or oferece?
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a alergia com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Compartilhe este artigo
Especialistas na Rede D'Or
Encontre médicos perto de você
Ative agora a localização do seu dispositivo